Telefonia

Por Larissa Infante, para o TechTudo


Levar internet 5G para as massas. Esta é a aposta da Qualcomm com o lançamento do processador Snapdragon 480. O chip estará em celulares básicos e intermediários ao longo deste ano, com a proposta de colocar nas mãos dos consumidores A conexão até 20 vezes mais veloz do que o habitual.

De acordo com a empresa, o novo chipset irá permitir que mais de 3,5 bilhões de pessoas pelo mundo possam acessar um aparelho 5G, a preços mais razoáveis. Apesar de pertencer à série 400, a Qualcomm afirma que o chip pode apresentar mais que o dobro de desempenho da CPU (processamento) e da GPU (gráficos) em relação com o modelo anterior, o Snapdragon 460.

Qualcomm Snapdragon 480 deve levar internet 5G para mais de 3,5 bilhões de pessoas pelo mundo — Foto: Reprodução/Qualcomm

O Snapdragon 480 traz modem X51 5G que suporta mmWave, ou seja, ondas milimétricas de alta frequência (acima de 24 GHz – tecnologia usada nos Estados Unidos), bem como a banda 5G Sub-6 GHz (que opera entre 3 e 6 GHz). Além disso, o chipset oferece conexões 5G multi-gigabit, com promessa de velocidades de download de até 2,5 Gigabits por segundo (Gb/s) e upload de até 660 Megabits por segundo (Mb/s), segundo a empresa.

O processador é baseado em processo de 8 nanômetro (nm) e apresenta a CPU Qualcomm Kryo 460 octa-core de até 2 GHz, a GPU Qualcomm Adreno 619 e o processador Qualcomm Hexagon 686. Com isso, a empresa promete até 100% de melhoria no desempenho do CPU e GPU e até 70% de melhoria em performance de inteligência artificial em relação ao modelo anterior.

Ficha técnica do Qualcomm Snapdragon 480 5G — Foto: Reprodução/Qualcomm

O chipset ainda oferece alguns recursos de última geração antes restritos a celulares mais caros, como suporte para telas de 120 Hz com resolução Full HD+, suporte a carregamento rápido Quick Charge 4+ e melhorias na experiência de streaming e jogos. O Snapdragon 480 apresenta áudio Qualcomm aptX, tecnologia projetada para melhorar a qualidade do som.

Outro ponto de destaque é a câmera. Por meio do processador de imagem Spectra 345, o chipset apresenta processamento triplo de imagem, o que permite capturar fotos e vídeos de três câmeras simultaneamente, cada uma delas com até 13 MP ou 720p (no caso de vídeos). O chip ainda suporta Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6.

Qualcomm Snapdragon 480 deve oferecer suporte a câmera tripla, Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6 — Foto: Reprodução/Qualcomm

Os primeiros smartphones com o Snapdragon 480 5G devem ser revelados ainda em 2021. HMD Global (dona da marca Nokia), OnePlus, Oppo e Vivo já manifestaram interesse no novo chipset. Contudo, a tecnologia ainda pode demorar para chegar no Brasil, já que o leilão do 5G deve ser realizado pela Anatel somente no segundo semestre de 2021. Isso significa que os brasileiros ainda terão que esperar para ter acesso a esta inovação.

Com informações de Droidlife, Phone Arena e ZDNet

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

Mais do TechTudo