Jogos de terror

Por Bruno Magalhães, para o TechTudo


Resident Evil Village, novo jogo da franquia de survival horror da Capcom, foi uma das principais atrações do Resident Evil Showcase, evento digital realizado nesta quinta-feira (21) — data que comemora os 23 anos desde o lançamento de Resident Evil 2, para PS1. Entre os destaques da conferência estão um vídeo de gameplay inédito, o lançamento de uma versão de demonstração exclusiva para PlayStation 5 (PS5) e a revelação de uma experiência multiplayer chamada RE:Verse. Resident Evil Village chega no dia 7 de maio de 2021 para PC, PlayStation 4 (PS4), PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Em Resident Evil Village, os inimigos têm padrões de ataque diferentes e exigem cautela — Foto: Divulgação/Capcom

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Sequência direta de Resident Evil 7: Biohazard, o novo game traz mais uma vez o protagonista Ethan Winters, que vive pacificamente ao lado da sua esposa, Mia Winters, em uma vila no interior após o perturbador incidente da mansão da família Baker. No entanto, a vida de Ethan perderá completamente o seu chão após uma visita de Chris Redfield e o sequestro da sua filha, que foi levada para um castelo suspeito. Confira, a seguir, todas as novidades de Resident Evil Village reveladas pela Capcom.

Primeiro vídeo de gameplay

A apresentação trouxe o primeiro vídeo de gameplay com comentários dos produtores. Como já havia sido anunciado, o jogo segue a perspectiva em primeira pessoa, misturando ação com terror, e busca prender os jogadores a um mundo bem detalhado. Pelo que parece, o palco mais recorrente será um castelo onde habitam mulheres capazes de se camuflar em enxames de insetos, conhecidas como "filhas da Lady Dimitrescu".

Enquanto o jogador resolve os quebra-cabeças à frente, as habitantes do castelo podem surgir para perseguir o protagonista de forma implacável. Isso deve adicionar uma camada a mais de desafio e remete aos famosos perseguidores da franquia, como Mr. X e Nemesis.

"O Duque" é o mercador de Resident Evil Village e marca retorno da funcionalidade querida pelos fãs — Foto: Divulgação/Capcom

Alem disso, o jogador deve ter uma estratégia definida para enfrentar cada tipo de inimigo. Isso significa que apenas atirar não será o suficiente; é preciso utilizar o cenário a favor para conseguir espaço e contra-atacar. O botão de defesa, também presente em Resident Evil 7, faz seu retorno e permite que Ethan se proteja com as mãos para amenizar o dano sofrido.

Também foi revelada a presença do "Duque", que é o mercador do jogo. O sistema estava sumido desde Resident Evil 4, mas faz um retorno no novo jogo da série. Com ele, será possível comprar armas, itens e melhorar os próprios equipamentos. O jogador encontrará o Duque em diferentes situações inusitadas e ele parece fazer parte da história diretamente.

Demonstração exclusiva para PS5

Os jogadores do PlayStation 5 já podem baixar uma versão de demonstração exclusiva chamada "A Donzela" para ter uma prévia do Castelo Dimitrescu de Resident Evil Village. A Capcom está trabalhando em uma demonstração para outras plataformas, mas o seu lançamento ainda não tem uma data definida.

Demonstração de Resident Evil Village, "A Donzela" já está disponível para PlayStation 5 (PS5) — Foto: Divulgação/Capcom

Em "A Donzela", os jogadores não assumem controle de Ethan, mas sim de uma personagem chamada de "Donzela". A demonstração não tem qualquer tipo de mecânica de combate ou de bloqueio. A intenção dos desenvolvedores é passar uma boa ideia de como são os visuais e o áudio do game, ao mesmo tempo em que instigam os jogadores a escaparem do castelo.

Dublagem em português do Brasil

Nesta quinta-feira (21), a Capcom também atendeu aos pedidos de longa data da comunidade brasileira. Resident Evil Village, após mais de 25 anos de trajetória da franquia, será o primeiro jogo completamente localizado em português do Brasil. O anúncio aconteceu na TV aberta, no programa Multiverso do canal Loading. Até o momento, porém, a empresa não divulgou materiais promocionais que deem uma prévia da dublagem brasileira e sequer revelou nomes dos atores responsáveis pelas vozes.

Re:Verse

Assim como vazamentos apontavam, Re:Verse é o nome de uma nova aposta multiplayer em comemoração ao aniversário de 25 anos da franquia, que acontece em março deste ano. O jogo reúne heróis e vilões icônicos da série em combates PvP, tais como Leon S. Kennedy, Claire Redfield e até mesmo o Nemesis.

Re:Verse é um jogo multiplayer comemorativo ao aniversário de 25 anos de Resident Evil — Foto: Divulgação/Capcom

Re:Verse está em desenvolvimento para PC, PlayStation 4 e Xbox One, mas os jogadores dos consoles da atual geração podem jogar através da retrocompatibilidade. A experiência será grátis para os compradores de Resident Evil Village. De acordo com a Capcom, este bônus é uma forma de agradecimento aos fãs e promove partidas de mata-mata entre quatro e seis jogadores em vários cenários conhecidos da série.

Um dos poucos detalhes divulgados é que, quando o personagem morre, ele ressurge na forma de uma arma biológica para se vingar de seus adversários. A Capcom afirma que mais informações serão divulgadas em breve.

Qual é o melhor jogo de Resident Evil? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo