Jogos de aventura

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Rust, jogo online de sobrevivência e aventura lançado em 2018, se tornou o novo fenômeno da Twitch TV. O game surpreendeu ao ganhar a atenção de streamers famosos, como Félix "xQc" Lengyel e Michael "shroud" Grzesiek, nos últimos dias. Com o sucesso repentino, o título chegou ao posto de segundo mais assistido da plataforma, com mais de um milhão de espectadores simultâneos, sendo superado apenas por Escape from Tarkov. A seguir, entenda como o game "antigo" passou, de repente, a ser um dos mais assistidos do mundo.

O interesse dos streamers em Rust aumentou depois que o grupo de criação de conteúdo Offline TV (OTV) lançou um servidor privado do game no dia 27 de dezembro. A fama repentina do Rust é semelhante aos casos de jogos como Among Us e Phasmophobia, que adquiriram uma enorme popularidade graças aos grandes streamers que passaram a realizar transmissões desses títulos.

Rust se tornou o novo grande fenômeno na Twitch TV — Foto: Divulgação/Facepunch Studios

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Rust?

Rust é um jogo desenvolvido pela Facepunch Studios que entrou em acesso antecipado no ano de 2013 e foi lançado oficialmente em 2018. Trata-se de um título multiplayer online de sobrevivência inspirados em outros jogos famosos como DayZ e mistura elementos de Minecraft. O objetivo do jogo é sobreviver a um cenário hostil, onde jogadores precisarão lidar com elementos como o clima, a radiação e a fome.

A ilha de Rust ainda reserva outros perigos, como ursos e lobos no meio do caminho. No entanto, o que mais chama a atenção no título é a possibilidade de encontros com outros jogadores e a ocorrência do famoso PvP (Player vs Player), que coloca todos em uma experiência semelhante à de um Battle Royale.

Encontro com outros jogadores é um dos principais elementos de Rust — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

O servidor criado pela Offline TV (OTV)

No dia 27 de dezembro, a Offline TV lançou seu servidor privado de Rust e deu a apenas alguns streamers o acesso para ele. A ideia de colocar diversos streamers famosos no mesmo servidor deu certo, e os espectadores da Twitch TV comprovaram isso ao colocar o título como um dos mais assistidos da plataforma. Do dia do lançamento até a última segunda-feira (4), Rust chegou a mais de 27 milhões de horas assistidas.

Félix "xQc" Lengyel, Michael "shroud" Grzesiek, Ali "Myth" Kabbani e "Sykkuno" foram os quatro streamers que tiveram o maior número de espectadores jogando no novo servidor, chegando a mais de 10 milhões de horas assistidas, juntos. Rust também cresceu em popularidade no Steam, atingindo sua maior marca da história de jogadores simultâneos, com mais de 134 mil.

xQc foi um dos streamers com a maior média de espectadores em transmissões de Rust no novo servidor — Foto: Divulgação/Robert Paul

Roleplay x PvP

Apesar da enorme fama do servidor criado pela Offline TV, alguns streamers acabaram por deixá-lo eventualmente. Enquanto alguns gostam do estilo mais competitivo e dominar os jogadores no PvP, outros preferem Roleplay (RP), onde eles jogariam com regras estabelecidas e sem o incentivo ao PvP. Streamers como shroud e Imane "Pokimane" Anys reclamaram a respeito do estilo hardcore de certos jogadores no servidor e afirmaram que não jogariam até que houvesse um segundo servidor com uma experiência diferente.

Por conta disso, a Offline TV anunciou que irá criar um segundo servidor com foco em Roleplay e menos em PvP, mas sem deletar seu servidor antigo. Por isso, os servidores da OTV ficaram inativos nos últimos dias e retornam nesta quinta-feira (7). Ainda não se sabe se o sucesso de Rust continuará com um segundo servidor da OTV no ar.

OTV terá dois servidores com experiências distintas a partir do dia 7 de janeiro — Foto: Divulgação/Facepunch Studios

Mais do TechTudo