A empresa chinesa TCL anunciou um celular com tela expansível durante a feira de eletrônicos CES 2021 nesta semana. O smartphone aparece em um vídeo em que o display aumenta e diminui de tamanho verticalmente. O mecanismo permite que o aparelho passe de um telefone de 6,7 polegadas para uma espécie de tablet de 7,8 polegadas com um simples toque de dedo.
Por enquanto, a companhia não divulgou detalhes da ficha técnica e nem a previsão de lançamento do dispositivo.
TCL anuncia o lançamento de celular com tela expansível — Foto: Reprodução/TCL
O conceito já havia sido apresentado pela TCL em protótipos no ano passado, porém, com rolagem lateral e não vertical como o celular apresentado esta semana.
No vídeo de divulgação do aparelho é possível notar bordas mínimas no display e acabamento roxo. Além disso, mostrar a mulher virando o dispositivo para passar batom, ou seja, pode-se esperar por uma superfície traseira bastante reflexiva, como um espelho.
Futuro lançamento da TCL poderá chegar com superfície reflexiva, como um espelho. — Foto: Divulgação/TCL
Quanto ao conjunto fotográfico, o celular deve vir com câmera tripla em disposição horizontal e câmera oculta de selfies.
A TCL não é a primeira fabricante a demonstrar interesse no desenvolvimento de celulares com tela expansível. Anteriormente, a Samsung e a Oppo já registraram patentes descrevendo a tecnologia. Também durante a CES 2021, a LG apresentou o LG Rollable, um dispositivo com display enrolável.
Veja o celular em ação
O aparato mencionado pelos concorrentes é um mecanismo composto por discos de metal, capazes de enrolar a tela no eixo ao serem retraídos. Quando expandido, o painel se desenrola e abre por completo. É possível que esta seja a mesma tecnologia empregada pela TCL, porém a descrição de funcionamento não foi confirmada.
Segundo o site especializado CNET, a fabricante garantiu o lançamento de um telefone com tela flexível em 2021, mas ainda não há informações se será esta versão expansível ou um modelo dobrável como o Galaxy Z Flip.
Com informações de CNET e Slash Gear

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.