Internet

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Um filtro em realidade aumentada "transformou" um advogado em gato durante uma audiência virtual e viralizou nas redes sociais nesta terça (9). A inusitada presença de um gato de feição preocupada e grandes olhos azuis chamou a atenção da Corte Judicial do Texas e se espalhou na Internet — assista ao vídeo no final da matéria.

A situação aconteceu com o advogado Rod Ponton. Ao entrar em uma chamada de vídeo por meio do Zoom, em que a audiência era realizada, ele percebeu que um filtro ativado em seu perfil impedia a exibição de sua imagem durante a sessão. No lugar, o que se via na tela era a animação de um grande felino que se mexia de acordo com os movimentos dos olhos e da cabeça do profissional.

Advogado entra em tribunal virtual no Zoom com filtro de gato e viraliza — Foto: Reprodução/YouTube

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Você pode me ouvir? Eu estou aqui, eu não sou um gato!", se justificou o advogado. Após ser advertido pelo juiz que presidia a sessão, Ponton ainda tentou desativar o filtro. Mas, mesmo com o auxílio de sua assistente, não teve sucesso.

O vídeo da audiência com a curiosa presença do gato virtual logo se tornou viral e já conta com mais de 4 milhões de visualizações no YouTube, até a publicação desta matéria. No entanto, não estão contabilizadas as diversas cópias que circulam pelo Twitter, WhatsApp e outras redes.

Embora o filtro pareça bastante sofisticado e capaz de imitar expressões faciais por meio de tecnologias usadas em deepfake, a animação é produto de um software de mais de uma década e que pode estar presente em alguns notebooks da marca Dell. A empresa Reallusion, desenvolvedora do filtro, descreve o avatar como uma "animação facial emotiva personalizável".

Com informações de The Verge e BBC

Veja também: Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

Mais do TechTudo