Privacidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Android, sistema operacional do Google, pode trazer atualizações de privacidade similares ao novo recurso anti-rastreamento da Apple, anunciado pela companhia da maçã para a próxima atualização do iOS 14. Segundo relatório publicado pelo site americano Bloomberg nesta quinta-feira (4), a gigante das buscas tem considerado implementar estratégias capazes de suprir as crescentes demandas dos usuários em relação à privacidade de suas informações.

Android planeja implementar nova função de privacidade similar a anunciada pela Apple; entenda — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a reportagem da Bloomberg, os planos do Google para o novo recurso de privacidade do Android parecem ser mais flexíveis do que os já definidos pela Apple. A ferramenta anti-rastreamento da Maçã, chamada de App Tracking Transparency ("transparência no rastreamento em apps", em tradução livre) exige que todos os aplicativos disponíveis na App Store peçam permissão direta ao usuário para rastrear suas informações. A partir dela, toda vez que um app desejar rastrear o usuário, deverá enviar uma notificação de pop-up contendo as opções de "Permitir [o rastreamento]" ou "Pedir Para o App Não Rastrear".

Ainda segundo a Bloomberg, o recurso de privacidade estudado pelo Google deve funcionar de maneira similar às novas mudanças planejadas para o Chrome, que visam acabar com os cookies de terceiros nos sites — recurso capaz de armazenar informações sobre visitantes e que também é utilizado para o disparo de anúncios personalizados. Contudo, segundo fonte consultada pelo Bloomberg, a ferramenta ainda se encontra nos "estágios iniciais" e também não há previsão de quando nem se o recurso será lançado.

O fato é que empresas como o Facebook e o WhatsApp já criticaram a nova função anti-rastreamento da Apple por diversas vezes, ao ponto de a empresa de Mark Zuckerberg cogitar processar a Maçã. Segundo o Facebook, o comportamento da Apple frente as suas mudanças de privacidade estaria eliminando a concorrência e dificultando a competitividade entre as duas empresas.

Dá para instalar Android em iPad? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Mais do TechTudo