Por Leandro Eduardo, para o TechTudo


O "getspin4you" é um novo portal online malicioso que circula entre jogadores de Free Fire e League of Legends (LoL). O site promete brindes em jogos, como diamantes no Battle Royale da Garena ou Riot Points no MOBA da Riot Games. No entanto, de acordo com análise da Kaspersky, além de não dar os bônus que promete, o "getspin4you" não é seguro e pode faturar com instalação de aplicativos indesejados e se apropriar de dados pessoais dos usuários. Entenda, a seguir, como o site funciona e os riscos associados.

O getspin4you é um portal malicioso que promete diamantes do Free Fire e Riot Points — Foto: Reprodução/Garena Free Fire

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o getspin4you?

O “getspin4you” é um site que oferece supostos diamantes no Free Fire e Riot Points no League of Legends e se popularizou na comunidade após diversos canais no YouTube indicarem a plataforma para ganhar os bônus. No entanto, o site não cumpre com o que promete.

O getspin4you pede que os jogadores informem o nome do invocador para dar os Riot Points — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Na última terça-feira (9), ao acessá-lo, o usuário se deparava com interface ilustrada com os principais campeões do LoL, mas com poucas informações sobre o funcionamento da plataforma. Nos testes do TechTudo, ao acessar o “getspin4you”, o site pediu que fosse informado o nome do invocador no League of Legends e, em seguida, que fosse selecionada a “Generate”. Depois, o site solicitou que o usuário marcasse a região correspondente à conta e um dos quatros valores de Riot Points pretendidos: 5 mil, 10 mil, 20 mil e 40 mil.

Após o preenchimento dos dados, a página simula que está autenticando os dados e, ao término, solicita que o usuário clique em “Verify” para baixar um aplicativo e executá-lo por 30 segundos. Só após a execução os Riot Points seriam depositados na conta do LoL. O TechTudo não terminou o procedimento por questões de segurança.

O site é confiável?

De acordo com o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fábio Assolini, o "getspin4you" não é confiável e não entrega os pontos prometidos nos jogos. Segundo Assolini, o site pede para instalar um aplicativo, que gera monetização por meio do pay-per-install, e ainda solicita o preenchimento de dados cadastrais, que são usados por uma empresa de leads em supostos concursos e sorteios. O analista classifica o procedimento como “esquema malicioso, em que o dono do site ganha enganando usuários”.

O que dizem as desenvolvedoras?

A Garena, desenvolvedora do Free Fire, afirma que encoraja todos os jogadores a seguirem os passos apropriados para se proteger no ambiente digital. “A Garena nunca pedirá informações de login via ligação, SMS, e-mail, mensagens no chat do jogo ou qualquer outro tipo de serviço de mensagens. Os jogadores também devem olhar nossos canais oficiais, como o aplicativo oficial do Free Fire ou no Facebook oficial, para checar todas as novidades e informações sobre o jogo, onde nós também compartilhamos dicas para manter a segurança digital.", explicou a desenvolvedora.

A Garena, desenvolvedora do Free Fire, incentiva todos os jogadores a seguirem os passos apropriados para se proteger no ambiente digital — Foto: Reprodução/Garena

Já a Riot Games, responsável pelo LoL, reforça que “a única maneira segura de adquirir Riot Points (RP) é via loja oficial, que pode ser acessada por meio do cliente da empresa”.

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

WhatsApp: cinco dicas para usar o app com segurança

Mais do TechTudo