Fones de ouvido

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Um homem engoliu um dos AirPods, fone de ouvido da Apple, enquanto dormia. O caso aconteceu na última terça-feira (2) em Massachusetts, nos Estados Unidos. O usuário identificou o problema quando acordou com dificuldades para respirar, procurando ajuda médica logo em seguida. Segundo as imagens de raio-x, o earbud estava alojado em seu esôfago, e foi necessário realizar uma endoscopia de emergência para retirar o dispositivo do corpo.

Modelo de AirPods engolido pelo norte-americano Bradford Gauthier — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O caso aconteceu com Bradford Gauthier, que começou a sentir um desconforto logo ao acordar, quando sentiu falta de ar, dificuldade para engolir e uma leve dor no centro do peito. Ao tentar beber água e não conseguir, ele engasgou com o líquido. Além disso, também percebeu que um dos lados dos AirPods havia sumido.

Gauthier confessou que dorme com os AirPods diariamente para não incomodar o sono do filho, de seis meses. A atitude, porém, pode ser perigosa, já que o fone possui acabamento em plástico, além de uma bateria interna que, quando exposta ao sistema digestivo, pode causar ruptura intestinal grave.

Os familiares de Gauthier desconfiaram que ele havia engolido o fone, mas o mesmo não acreditou na ideia. Após relutar, procurou ajuda médica e, para sua surpresa, descobriu em um raio-x que o dispositivo estava dentro do seu corpo, alojado exatamente no esôfago.

Raio-X revelou que AirPods estava alojado no esôfgado — Foto: Reprodução/Caters News Agency

Segundo os médicos, Gauthier teve sorte, pois a posição em que o fone ficou preso no esôfago poderia causar sérios danos ao órgão. Além disso, durante a endoscopia de emergência, o dispositivo poderia se deslocar acidentalmente para o estômago ou para os pulmões, causando problemas mais graves.

O procedimento para a retirada ocorreu com sucesso e Bradford recuperou seu earbud. O fone continua funcionando, mas o microfone foi danificado durante a "viagem".

Outros casos

Essa não é a primeira vez que alguém engole um dos AirPods acidentalmente durante o sono. Em maio de 2019, o taiwanês Ben Hsu também ingeriu o dispositivo enquanto dormia e descobriu ao ouvir sons saindo do seu estômago. No entanto, em vez do procedimento cirúrgico, o jovem recuperou o fone por meios naturais. O dispositivo continuou funcionando normalmente.

Em janeiro de 2020, um menino de 7 anos colocou um dos lados do AirPods que ganhou de Natal na boca e engoliu a peça acidentalmente. Ao ser levado rapidamente para um hospital em Atlanta, nos Estados Unidos, foi identificado que o objeto havia se instalado no estômago. Assim como no caso de Taiwan, o fone de ouvido foi expelido naturalmente, nas fezes do garoto.

O formato dos AirPods, tipo earbuds, ou seja, sem encaixe fixo no ouvido, também facilita a perda dos acessórios. No Japão, o número elevado de fones derrubados em trilhos de trem fez uma empresa desenvolver um aspirador especializado para recuperar os dispositivos. Em três meses, 750 incidentes foram registrados em 78 estações de Tóquio.

Veja como conservar melhor seus fones:

Fone de ouvido: cinco dicas para conservar melhor o acessório

Fone de ouvido: cinco dicas para conservar melhor o acessório

Quais os riscos?

Segundo especialistas, em caso de ingestão de um fone desse tipo, o recomendado é levar o paciente imediatamente para o pronto-socorro. Além disso, é possível prevenir acidentes do tipo com atitudes simples, como sempre guardar os fones no estojo carregador e deixar a case em locais altos, especialmente se houver crianças pequenas em casa. Também pode ser interessante evitar dormir com os earbuds no ouvido.

Com informações: Apple Insider, Daily Mail, WWLP, Mic, Gadgets360 e Rush

Mais do TechTudo