Jogos de estratégia

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O League of Legends (LoL) e o TeamFight Tactics (TFT) recebem o patch 11.4 nesta quinta-feira (18). O MOBA não tem tantas novidades nesta atualização, mas faz seu tradicional ajuste em alguns campeões e itens. O TFT também foca em balanceamento neste novo patch, que tem como destaque o rework no RNG (Random Number Generator) do sistema do Escolhido. A seguir, veja mais detalhes sobre o patch 11.4 dos dois jogos da Riot Games.

Confira as novidades do patch 11.4 no LoL e no TFT — Foto: Reprodução/Riot Games

League of Legends

A nova atualização do League of Legends não traz novas skins ou campeões e faz apenas o seu balanceamento padrão. Entre as novidades, chamam a atenção as mudanças na selva, visto que o balanceamento geralmente tem como foco apenas os campeões, os itens e as runas. As mudanças visam diminuir o ganho de experiência e de ouro no Gromp, nos Krugs e na Acuamina, e também enfraquecer a cura do Regenerador de Pedra Lunar. O objetivo dessa atualização é diminuir um pouco o impacto dos caçadores vêm causando desde o começo da temporada.

Em relação aos campeões, destacam-se os ajustes de Samira e Soraka. A Samira, além da diminuição de seu dano de ataque geral, sofre nerfs em algumas de suas habilidades, como uma menor duração do redemoinho da Voragem Afiada (W) e um aumento no tempo de recarga de sua ultimate Gatilho Infernal (R). Já a Soraka ganha alguns buffs, como o aumento do bônus de velocidade de movimento do Chamado Estelar (Q) e o acréscimo da cura de sua ultimate Desejo (R).

Na tabela abaixo, veja todos os campeões que têm alguma mudança no patch 11.4:

Patch 11.4 no LoL - Balanceamento de Campeões

Buff Nerf Ajustes
Amumu Camille Samira
Braum Kai'sa Varus
Caitlyn Renekton Viego
Fiora Skarner
Jinx
Katarina
Lee Sin
Soraka
Talon
Tryndamere
Urgot
Veigar

Por fim, alguns itens também são modificados com a atualização. Glacieterno, Lâmina de Fúria de Guinsoo, Serrespada Quimiopunk, Lembrete Mortal e Morellonomicon são fortalecidos no novo patch com aumento em alguns determinados status, como vida, dano de ataque ou poder de habilidade. No caso do Glacieterno, ele também tem uma pequena mudança em sua receita, sendo necessários um Capítulo Perdido, uma Varinha Explosiva, uma Gema Ardente e mais 450 de ouro para que possa ser comprado na loja.

Além deles, o Ímpeto Cósmico também recebe um buff, mas de uma forma diferente: foi removido seu ganho de velocidade de movimento ao utilizar de habilidades. Mas, para compensar, o item terá bônus de aceleração de habilidade, velocidade de movimento e velocidade de ataque quando o jogador estiver com mais de 160 de poder de habilidade.

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Nunca jogou LoL? Saiba como mandar bem em sua primeira partida

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

TeamFight Tactics

A maior mudança no TFT no patch 11.4 está no Escolhido, um sistema que oferece campeões em sua loja de tempos em tempos. A intenção da Riot Games com a atualização é de fazer um rework no Escolhido para diminuir o impacto do RNG (Random Number Generator), que é basicamente toda a sorte envolvida nesta mecânica. Em resumo, o poder dos Escolhidos é enfraquecido, enquanto a probabilidade de aparecer um Escolhido em sua loja é aumentada.

Na tabela a seguir, você poderá conferir como ficaram as mudanças do poder geral dos Escolhidos:

TFT 11.4 - Redução de Poder dos Escolhidos

Bônus Adicional Mudança
Bônus de Poder de Habilidade De 30 para 15
Bônus de Dano de Ataque De 20 para 10
Bônus de Redução de Mana De 25% para 15%
Bônus de Vida De 400 HP para 300 HP

Além disso, o patch 11.4 também faz numerosas mudanças em campeões, origens e classes. Entre os campeões, vale citar a redução no dano de ataque na Kayle, que ainda sofrerá por conta do nerf do divino, o que poderá deixá-la menos impactante no jogo. Em contrapartida, a Neeko tem um fortalecimento em seu dano de ataque em todos os leveis.

Na tabela abaixo, veja todos os campeões, origens, classes e itens que são modificados no patch 11.4:

Patch 11.4 no TFT - Balanceamento Geral

Buff Nerf Rework Ajuste
Cultista Lutador Sistema do Escolhido Capa de Fogo Solar
Braum Sabugueiro Nunu
Nautilus Mestre da Guerra Faca de Statikk
Xayah Assassino
Irelia Divino
Kennen Nasus
Olaf Yasuo
Talon Diana
Tryndamere Zed
Yone Shyvana
Placa Gargolítica Katarina
Mercúrio Kayle
Nidalee
Wukong
Fiora
Samira

Com informações de PCGamesN, Dbltap, Dexerto e Dot Esports

Mais do TechTudo