Produtividade

Por Rubens Achilles, do Home Office


O Pix está fora do ar para alguns usuários nesta quinta-feira (11), de acordo com relatos em redes sociais. O sistema de pagamentos do Banco Central não funciona em bancos como Santander, Caixa, Itaú e Nubank, segundo publicações de usuários no Twitter. A causa da possível falha é desconhecida.

Em resposta ao TechTudo, a assessoria do Banco Central informou que o Pix está funcionando normalmente. "Instituições podem pontualmente passar por intercorrências na operação, como acontece com outros sistemas e meios de pagamento", diz o comunicado.

Pix fora do ar? Usuários relatam instabilidade no sistema — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

O TechTudo tentou reproduzir uma transferência pelo Pix entre contas de dois bancos diferentes e obteve uma mensagem de erro. No entanto, o dinheiro saiu da conta de origem, mas não chegou ao destinatário até a última atualização desta matéria.

O Pix está funcionando normalmente. Instituições podem pontualmente passar por intercorrências na operação, como acontece com outros sistemas e meios de pagamento — Banco Central do Brasil

O Nubank, um dos bancos potencialmente afetados pelo problema no Pix, enviou o seguinte posicionamento:

"O Nubank informa que às 11h50 de hoje identificou oscilações na RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado Financeiro), o provedor de conexão com o Banco Central. Esse fato impediu temporariamente o acesso dos clientes a algumas funcionalidades, como pagamento de boletos e realização de transferências via TED e Pix. O sistema já foi normalizado e a fila de transações está sendo processada. Como cerca de um quinto de todas as transferências de Pix passa pelo Nubank, há uma quantidade maior de transações a serem normalizadas."

O Itaú também enviou a seguinte nota ao TechTudo:

"O Itaú Unibanco não identificou indisponibilidade em seus sistemas para a realização de transações via Pix até o momento. O banco esclarece que caso um cliente Itaú tente utilizar o serviço enviando valores para uma instituição em que o Pix apresente problemas, a transação não acontecerá."

Segundo o Google Trends, site que monitora pesquisas na Internet, houve um aumento repentino no interesse por "Pix fora do ar hoje", "Pix Santander não funciona", "Pix da Caixa não funciona" e "Pix Itaú não funciona". Também houve um aumento de 2.150% no interesse por "Pix com problema hoje".

Google Trends mostra aumento no interesse de buscas por "Pix fora do ar" — Foto: Reprodução/Google Trends

No Twitter, usuários relataram problemas ao realizar pagamentos e transferências pelo Pix.

Veja também: Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Qual é o melhor cartão de crédito com anuidade grátis? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo