Redes sociais

Por Fernanda Fialho, do Home Office


O Instagram parou de funcionar e está fora do ar na manhã desta terça-feira (30). Segundo relatos na Internet, o aplicativo não abre e exibe a mensagem o "Instagram apresenta falhas continuamente". Em alguns casos, o app também está fechando sozinho. O TechTudo testou a rede social em celulares Android e iPhone (iOS) e conseguiu acessar as funções normalmente em ambos os dispositivos. No entanto, o erro parece se concentrar em smartphones com o sistema do Google, visto que a notificação de falhas contínuas é apresentada apenas no Android.

De acordo com o Downdetector, serviço que monitora o funcionamento de sites e aplicativos, a falha começou por volta das 11h (horário de Brasília), com pico de cerca de 1,7 mil reclamações sobre os problemas no aplicativo às 11h41. O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Instagram no Brasil, que respondeu com o seguinte posicionamento:

"Sabemos que algumas pessoas estão com problemas para acessar o Instagram. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível" — porta-voz do Facebook

Instagram apresenta falhas continuamente? Usuários relatam problema na rede social — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A instabilidade chamou a atenção dos usuários da rede social. No Google Trends, serviço que monitora as principais pesquisas do buscador do Google, o nome da rede social está associado a buscas como "Instagram apresenta falhas hoje", "Instagram falhando" e "Instagram com problemas hoje" apenas na última hora. Além disso, "bug no Instagram" e "Instagram dando erro" também aparecem nas buscas relacionadas.

Google Trends mostra aumento no interesse por 'Instagram apresenta falhas continuamente' — Foto: Reprodução/Google Trends

No Twitter, usuários contam que acreditaram que o erro estaria sendo causado pelo próprio aparelho, mas a quantidade de reclamações indica se tratar de uma falha geral. Confira, a seguir, alguns relatos da rede social.

O que fazer quando o Instagram não abre?

Apesar de se tratar um erro geral no sistema, é possível tentar algumas soluções para recuperar o acesso ao Instagram. Um dos caminhos é limpar o cache do aplicativo, o que pode ser feito nas configurações do celular, na seção de "Armazenamento". Outra opção é desinstalar e reinstalar o Instagram na loja de aplicativos, ou ainda atualizá-lo caso não esteja na sua versão mais recente. No entanto, não há garantia de que as dicas podem funcionar, visto que não se trata de um erro pontual. O melhor a se fazer é aguardar a estabilização total do app.

Veja também: Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

'Não consigo entrar no Instagram': o que fazer? Usuários respondem no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo