Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Apple registrou uma patente que traz a possibilidade de MacBooks contarem com tecnologia para melhorar o fluxo de ar. Os modelos teriam pés retráteis, capazes de servir como dutos para escoar o calor gerado pelo laptop. Além disso, essa base poderia ser usada para elevar o notebook em relação à superfície de apoio, algo útil para ocultar portas e interfaces. Vale ressaltar que a implementação da ferramenta não está garantida em futuros lançamentos.

Base retrátil poderia aumentar o espaço livre abaixo do MacBook e contribuir para melhorar a refrigeração do laptop — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A documentação submetida pela Apple estabelece alguns casos de uso para o recurso. No mais aprofundado deles, os pés retráteis do MacBook seriam acionados por mecanismo próprio, permitindo o escoamento de ar quente do interior do notebook e diminuindo a temperatura do sistema.

Esse comportamento poderia ser dinâmico e realizado por leituras de sensores de temperatura, que sinalizariam ao sistema a necessidade de maior refrigeração, acionando assim o mecanismo – e, consequentemente, aumentando a altura do MacBook.

Base expansível pode servir para escoar o ar quente do interior do MacBook — Foto: Reprodução/Patently Apple

Além do acionamento eletromecânico, a Apple aponta outras possibilidades, como o uso da base da tela como interruptor para liberar os pés retráteis, aproveitando conceito semelhante ao usado pela Asus em alguns de seus notebooks.

A empresa também considera que o espaço livre criado pela base retrátil pode ter usos que vão além do controle de temperatura: a área pode ser útil para propagar sinais de redes sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth. Outra possibilidade é usar o espaço para a ação de alto-falantes, melhorando a qualidade de som.

Além disso, os engenheiros consideram essa base retrátil como boa alternativa para interfaces como portas USB e leitores de cartões de memória, que ficariam ocultos quando não estivessem sendo utilizados, mantendo os MacBooks com perfil fino. As informações foram divulgadas pelo USPTO, órgão americano de registro de propriedade intelectual.

Com informações: USPTO, Patently Apple e Ubergizmo

Como ajustar o brilho da tela do Macbook

Como ajustar o brilho da tela do Macbook

Mais do TechTudo