Video game

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O novo controle sem fio de segunda geração do PlayStation VR para PlayStation 5 (PS5) teve design e primeiras informações reveladas pela Sony nesta quinta-feira (18). Bastante diferente do PS Move, usado na atual geração do headset, o par de controles agrega funcionalidades presentes no DualSense. Eles trazem também outros recursos exclusivos para interação com a realidade virtual como forma de garantir experiências mais ricas e imersivas no PS5, de acordo com a Sony. A confirmação do visual e das características gerais do acessório foram divulgadas pela marca em postagem no blog oficial do PlayStation.

Controle é na verdade formado por um par e terá gatilhos com resistência variável e retorno tátil — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com um design esférico, o controle é sensível a movimentos e, de acordo com a empresa, oferece grande liberdade ao usuário, sem limite de ângulo ou direção para os movimentos que o acessório pode identificar. Entre as características, o controle traz superfícies sensíveis ao toque para controles e gestos usando os dedos.

O controle é, na verdade, um par: para a mão esquerda, o jogador tem acesso a um analógico, botões triângulo e quadrado, além de gatilhos (L1 e L2) e o create. À mão esquerda, corresponde um outro analógico, gatilhos (R1 e R2), botão de opções, além de cruz e círculo. As ausências de direcional e touchpad, na comparação com o DualSense, devem ser compensadas pela liberdade de movimentos, além das superfícies sensíveis ao toque.

Controle tem superfícies sensíveis ao toque, além de detecção de movimento — Foto: Divulgação/Sony

Os gatilhos do controle para PSVR2, assim como aqueles disponíveis no DualSense, oferecem resistência variável. Outro recurso do DualSense disponível no controlador de realidade virtual é o retorno tátil.

A Sony não deu datas de disponibilidade do produto, preços ou detalhes mais aprofundados, como duração de bateria. Sabe-se apenas que protótipos serão entregues a desenvolvedores em breve, algo que indica que o lançamento do produto, bem como do PSVR2, ainda pode demorar um pouco.

Com informações de PlayStation e Engadget

Qual a melhor TV para jogar PS4 e PS5? Comente no Fórum do TechTudo

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Mais do TechTudo