Celulares

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Google liberou a opção de gravar ligações recebidas de números desconhecidos no Android. Para isso, bastaria ter o aplicativo Telefone oficial da empresa e um celular compatível. A função foi descoberta num Xiaomi Mi A3, e se limita a celulares Google Pixel, alguns modelos da Xiaomi e outros da Nokia. O sistema exigirá uma autorização prévia e só será disponibilizado em países cuja legislação permita a gravação de chamadas telefônicas.

Usuários que quiserem ativar a ferramenta devem usar um celular com sistema a partir do Android 9, acessar as configurações do aplicativo, localizar o campo “Sempre gravar” e ativar a chave “Números que não estão nos seus contatos”. Ao ativar a opção, o app emite um aviso sobre privacidade.

Google Pixel é um dos modelos contemplados pelo novo recurso de gravação telefônica — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

"Você ou a outra pessoa em sua chamada pode estar em algum lugar que exija que todos deem permissão para serem gravados. Todos serão notificados com antecedência de que a chamada está sendo gravada. Depende de você seguir as leis sobre a gravação de conversas. As gravações são armazenadas apenas no seu telefone", diz o alerta.

O app emite esse aviso porque somente alguns países permitem a gravação de chamadas por telefone de forma automática — também por este motivo, o recurso só está liberado em algumas regiões do mundo. De qualquer forma, ainda é necessário consentimento de ambas as partes antes do início da gravação da chamada.

App Telefone do Google permite gravar automaticamente chamadas de números desconhecidos — Foto: Reprodução/XDA Developers

Embora o app esteja disponível para download em praticamente todos os celulares Android, o recurso de gravação por enquanto está restrito a celulares Google Pixel, a uma grande parcela de modelos da Xiaomi, além de alguns modelos da Nokia com Android One da Índia.

Caso o usuário opte por não gravar todas as chamadas recebidas, o app ainda oferece a opção de armazenar ligações de alguns números previamente selecionados que estejam na sua agenda. Em todos os casos, o áudio só fica salvo na memória do celular que habilitou o serviço. Também há a possibilidade de definir quando essas gravações serão excluídas do aparelho, recurso útil para liberar espaço no armazenamento do celular.

Com informações de XDA Developers e Android Central

Confira o embate Galaxy S21 Plus vs iPhone 12 Pro

Confira o embate Galaxy S21 Plus vs iPhone 12 Pro

Mais do TechTudo