Internet

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O emoji "rosto chorando copiosamente" foi o ícone mais utilizado no Twitter dentro do período de um mês, destronando o emoji "chorando de rir", que ocupava a primeira posição desde 2018. A carinha, que representa tristeza extrema, foi campeã de usos no mês de março de 2021. É possível atribuir o ganho de popularidade à pandemia da Covid-19, mas outros fatores também colaboraram para levar o ícone ao topo do ranking.

Segundo a Emojipedia, 1,96% dos tuítes publicados em março continha o emoji chorando copiosamente (😭). Em segundo lugar, aparece o emoji "chorando de rir" (😂), antigo líder do ranking, com 1,89%. Na sequência, aparecem o "rosto suplicante" (🥺), a carinha "rolando de rir" (🤣) e o ícone de coração vermelho (❤️).

Pandemia pode ter colaborado para que emoji "chorando copiosamente" fosse o mais utilizado no Twitter em março de 2021 — Foto: Reprodução/Emojipedia

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Emojipedia indica que a pandemia de Covid-19 pode ter sido um dos principais fatores que impulsionaram a utilização da carinha triste. Desde março de 2020, mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia, o uso do emoji cresceu significativamente, enquanto o ícone chorando de rir começou a despencar nos números de utilização.

Outro fator determinante para o surgimento de um novo vencedor, segundo a enciclopédia dos emojis, é a rejeição ao ícone chorando de rir por parte da Geração Z. Segundo a companhia, esse público pode ter cansado da figura por conta da sua própria popularidade, passando a buscar outros meios para demonstrar risos e gargalhadas. Essa diminuição na utilização, então, teria favorecido o crescimento de um ícone secundário.

Emoji chorando de tristeza ultrapassou carinha chorando de rir em março de 2021 — Foto: Reprodução/Emojipedia

Ainda segundo a Emojipedia, o ícone "chorando copiosamente" não é utilizado somente para demonstrar tristeza. Para algumas pessoas, a carinha também pode representar uma pessoa chorando de rir, com a boca aberta. Isso é revelado em tuítes que combinam emojis como "😭💬" para sorrir em chats em grupo ou "😭🙈", para "chorar de vergonha”. Isso também pode contribuir na grande utilização do ícone.

Em outros casos, o uso da carinha pode demonstrar emoção, já que muitos tuítes mostram a figura ao lado do emoji de seringa (💉), indicando alegria e alívio por terem recebido a vacina contra a Covid-19 ou por algum parente ter sido imunizado.

Ranking dos dez emojis mais usados no Twitter em março de 2021 — Foto: Reprodução/Emojipedia

A Emojipedia também analisou os demais emojis do "Top 10" para tentar entender o sucesso da carinha chorando de rir. A carinha suplicante, por exemplo, também possui sentido ambíguo e pode ser usada em momentos tristes ou alegres, e desde o início da pandemia se mantém na terceira posição do ranking.

Em contrapartida, a suposta queda do ícone "chorando de rir" por conta da pandemia não se sustenta quando se compara o emoji "rolando de rir", que se manteve estável durante todo o período, sempre na quarta posição. No entanto, sua menor popularidade em relação à carinha similar pode ser a responsável pela estabilidade, enquanto o outro, mais popular, recebeu uma maior rejeição.

Com informações de Emojipedia

Veja também: Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Qual o significado dos corações do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo