Fones de ouvido

Por Yuri Hildebrand, do Home Office

Yuri Hildebrand/TechTudo

Cloud II Wireless é o novo headset top de linha da HyperX no Brasil. O dispositivo traz como diferencial o áudio 7.1 virtual, que promete maior imersão na hora de jogar. O "som 3D" é simulado no próprio fone gamer e é bastante interessante para games FPS, por exemplo. Sem fio, o acessório promete durar cerca de 30 horas em uso contínuo e é compatível com PC, Playstation 4 (PS4) e Xbox One, além dos consoles de nova geração Playstation 5 (PS5) e Xbox Series X|S.

O produto está em pré-venda no site KaBuM!, com preços a partir de R$ 1.049,90, e chega para concorrer com fones gamer de marcas rivais como Razer e Redragon no mercado brasileiro. O TechTudo teve acesso antecipado ao headset da HyperX e conta a seguir as primeiras impressões do modelo.

HyperX Cloud II Wireless é novo fone premium sem fio da marca no Brasil; confira nossas primeiras impressões — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conforto para horas de jogo

O Cloud II Wireless segue o design da linha, com haste regulável e formato over-ear, que envolve a orelha do usuário. As conchas não têm tanta mobilidade, mas contam com tecnologia Memory Foam para um ajuste específico à cabeça do usuário.

Dessa forma, a pressão do fone não é grande, e é possível jogar por algumas horas sem sentir nenhum incômodo. Apesar disso, o acabamento em material que simula couro esquenta um pouco, e pessoas calorentas podem sofrer um pouquinho – algo de certa forma comum em headsets gamer.

Tecnologia Memory Foam garante conforto, mas acabamento em material que simula couro pode esquentar bastante — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

A parte do produto que vem em alumínio passa bastante confiança quanto à resistência, mesmo que sua haste seja flexível o suficiente para um melhor encaixe na cabeça. O acessório também parece entregar boa durabilidade – algo que passa também pelo uso no dia a dia.

Imersão no jogo e bom isolamento

Para quem curte focar 100% na hora de jogar, o Cloud II Wireless funciona muito bem. Mesmo sem o recurso de áudio 7.1 ligado, as conchas envolvem a orelha do usuário e não deixam muita coisa passar pelo isolamento passivo, sobretudo quando algo está sendo reproduzido. De qualquer forma, o usuário pode regular o volume de forma rápida na concha direita para não ficar totalmente isolado do "mundo real".

HyperX Cloud II Wireless tem áudio 7.1 virtual que pode ser ativado de forma rápida pelo botão de energia — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Já com o "som 3D", a sensação é de estar dentro do jogo, seja um simulador de futebol como FIFA ou PES, ou um FPS como Call of Duty. Em games competitivo como Valorant e CS:GO, por exemplo, o headset permite identificar adversários por perto, entender a direção do tiro, entre outras vantagens importantes para um bom desempenho. Vale ressaltar ainda que não foi possível perceber nenhum tipo de lag entre imagem e som, algo que pode fazer diferença em games competitivos.

Bateria se destaca

Durante os testes do TechTudo, o fone gamer da HyperX foi utilizado durante algumas horas por dia, ao longo de uma semana. O montante chega perto das 30 horas de autonomia sugeridas pela fabricante, e, até o momento do fechamento desse texto, a carga não chegou ao fim.

Se comparado a headsets mais simples da própria fabricante, o desempenho da bateria foi bastante positivo, e o carregamento via USB-C promete ser mais rápido frente ao processo feito por meio de entrada microUSB. Portanto, basta manter o acessório na tomada por um tempo durante o repouso que o uso está garantido para a próxima jogatina.

HyperX Cloud II Wireless tem bateria de longa duração; as 30 horas prometidas pela fabricante são suficientes para jogar casualmente por dias — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Outros tipos de uso

Além dos games, o Cloud II Wireless pode ser usado no PC para ouvir músicas ou assistir a filmes, séries e esportes, entre outros exemplos de uso. Seu microfone tem uma boa captação de áudio, funcionando muito bem para chamadas de vídeo no Zoom Meetings, por exemplo.

O usuário pode, inclusive, desligar seu áudio pelo próprio headset, por meio de um botão usado especificamente para isso. Para saber se o microfone está ou não ativado, uma luz vermelha fica acesa quando o mesmo está desligado.

Com microfone destacável, Cloud II Wireless passa despercebido como headphone — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Um ponto que se destaca é a possibilidade de retirar o microfone da estrutura do headset, ideal para quem não quer ficar com o acessório na altura do rosto. Dessa forma, o modelo funciona como um headphone premium, entregando som de qualidade na reprodução de diferentes estilos de música, por exemplo.

Apesar disso, é importante lembrar que o dispositivo não pode ser usado no celular, já que funciona apenas via receptor USB de 2,4 GHz, algo que pode desagradar quem curte jogos mobile.

Apesar de funcionar bem para uso casual, conexão restrita ao receptor USB impede a experiência com games mobile — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

Mais do TechTudo