Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O WhatsApp pode diminuir o tempo de exibição das mensagens temporárias, atualmente de sete dias, para 24 horas. Os rumores sobre a possível redução no prazo surgiram em março deste ano, mas a confirmação do experimento só foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo site especializado WABetaInfo. O recurso foi lançado originalmente em novembro do ano passado e está disponível tanto em conversas individuais como em grupos, no aplicativo do mensageiro para Android e iPhone (iOS).

Não ficou claro se o WhatsApp tornará padrão o prazo de 24 horas, eliminando o tempo atual de uma semana, ou se o usuário poderá optar entre as duas opções. Vale lembrar também que o recurso só apaga as mensagens enviadas no chat após a ativação do recurso. Ou seja, toda a conversa anterior é mantida na janela até que o usuário delete os textos manualmente.

WhatsApp permite enviar mensagens temporárias que somem após sete dias — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Outra mudança relacionada às mensagens temporárias descoberta nos testes do portal é a possibilidade de qualquer membro de um grupo ativar as mensagens autodestrutivas dentro na conversa. Até então, somente o administrador tem permissão para habilitar o recurso no chat grupal.

Para que um integrante comum consiga ativar as mensagens temporárias no grupo, o administrador terá que habilitar essa permissão previamente. Prints revelados pelo WABetaInfo mostram que o administrador teria que acessar a seção “Editar informações do grupo” e selecionar entre as opções “Somente o administrador” ou “Todos os participantes” para determinar quem poderia configurar as mensagens temporárias na conversa.

Administrador teria que liberar permissão para que membros ativassem as mensagens temporárias num grupo do WhatsApp — Foto: Reprodução/WABetaInfo

Vale lembrar que essas mudanças no recurso de mensagens temporárias estão em fase de testes dentro do WhatsApp Beta, e não há comprovação de que elas serão implantadas de forma definitiva no mensageiro para o público geral, nem quando isso poderá acontecer.

Com informações de WABetaInfo

Qual é o melhor: WhatsApp ou Telegram? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Mais do TechTudo