Robótica

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Vacuum Cleaner S10 é um robô aspirador que promete limpar praticamente qualqer canto da casa. O diferencial do modelo é a presença de sensores LiDAR, que permitem ao dispositivo fazer um mapeamento em 3D do local. A tecnologia também é usada em carros autônomos e deve trazer mais precisão no funcionamento do dispositivo. Além disso, o produto conta com tanque de água de 520 ml para tirar sujeiras de difícil remoção.

O robô bateu a meta no site de financiamento coletivo Indiegogo e está disponível para comprar por a partir de US$ 519 (R$ 2.953, em conversão direta), com frete grátis para o Brasil. As entregas têm previsão de início em maio de 2021.

60 Robot Vacuum Cleaner S10 tem sensor LiDAR e tanque de água para limpar — Foto: Divulgação/360 Smart Life

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O produto conta com três sensores: um para detectar objetos de longe, outro que mede o tamanho dos mesmos e o último responsável por calcular a altura disponível para passar. Segundo a fabricante, esse conjunto faz um escaneamento quatro vezes mais preciso e 30% mais rápido que os dispositivos LDS, tecnologia tradicional de mapeamento.

O robô tem tamanho compacto, com pouco mais de 8,5 cm de altura, e promete alcançar pontos de difícil acesso. Segundo a fabricante, o dispositivo detecta objetos finos de até 0,1 cm de espessura e pode decidir em tempo real se deve passar o aspirador ou desviar de um obstáculo. Além disso, conta com sistema que lhe permite aprender o layout da casa e otimizar a rota de limpeza.

Robô utiliza sensor para mapear ambiente — Foto: Reprodução/Indiegogo

O Vacuum Cleaner S10 tem ainda sensor antiqueda que deve ajudar a detectar escadas e varandas para evitar problemas durante a limpeza da casa. Segundo os criadores, o robô aspirador não emite ruídos acima de 60 dB enquanto aspira, algo interessante para limpeza noturna.

Além disso, o produto conta com quatro modos diferentes de sucção. Isso permite, por exemplo, ajustar a limpeza para remover restos de comida no chão ou até trabalhos mais pesados, como retirar pelos de cachorro da superfície. O dispositivo consegue ainda detectar quando está limpando carpete ou um piso liso, alterando seu funcionamento de acordo com o tipo de piso.

O usuário pode controlar o robô por meio de um aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS). É possível, por exemplo, definir horários e dias da semana para executar a faxina. Existe ainda a possibilidade de selecionar espaços na casa em que dispositivo não precisa limpar.

Com informações de Indiegogo

Robô-coruja, cervejeira portátil e mais: veja invenções curiosas

Robô-coruja, cervejeira portátil e mais: veja invenções curiosas

Mais do TechTudo