Redes sociais

Por Beatriz Cardoso, do home office


O WhatsApp tem travado no iPhone (iOS) nesta semana, segundo reclamações no Twitter. O aplicativo fecha sozinho com frequência ao digitar mensagens ou receber figurinhas em conversas. Os relatos indicam que o bug acontece principalmente ao acessar os stickers salvos no smartphone, e alguns usuários alegam que apagar os adesivos ajuda a diminuir as panes do mensageiro.

O Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas no Google, indica um aumento na busca pelo termo "whatsapp fechando sozinho iphone" deste o último dia 20, com interesse constante nesta semana. Procurado pelo TechTudo, o WhatsApp não se pronunciou até o momento de publicação desta matéria.

Usuários de iOS reclamam que o WhatsApp está travando no iPhone — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Não há padrão entre os afetados pelo bug no WhatsApp: ele atinge usuários com o iOS 14.5, versão mais recente do sistema, e com o WhatsApp atualizado na edição 2.21.80. Alguns donos de iPhone conseguem usar o aplicativo normalmente, enviando até mesmo figurinhas animadas, enquanto outros enfrentam travamentos constantes ao navegar pelo mensageiro.

Um dos problemas enfrentados com a pane é erro na hora de exibir figurinhas em conversas, sejam elas animadas ou estáticas. Quando isso acontece, o WhatsApp mostra um sinal de carregando infinito no lugar em que apareceria o sticker.

Figurinha não carrega com bug no WhatsApp para iPhone — Foto: Reprodução/TechTudo

Usuários reclamam que a pane acontece principalmente ao usar a ferramenta de busca de figurinhas do WhatsApp.

Alguns relatos mostram que o WhatsApp fica fechando sozinho ao usar o aplicativo para diferentes atividades, seja digitar uma mensagem ou conferir as notificações.

Excluir figurinhas do WhatsApp pode ajudar

Enquanto não há uma solução oficial para o problema no WhatsApp, alguns usuários indicam que apagar as figurinhas que se mexem do iPhone resolve o bug temporariamente e diminui os travamentos. Os stickers animados ocupam mais memória que as imagens estáticas, e podem sobrecarregar o aplicativo.

Para deletar uma figurinha do WhatsApp, basta selecioná-la e pressionar a opção "Remover dos favoritos".

Como apagar figurinhas do WhatsApp no iPhone? É preciso usar a opção "Remover dos favoritos" — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Vale lembrar que não há a opção de remover todas as figurinhas favoritas de uma só vez no WhatsApp, então é preciso realizar o processo acima manualmente com cada um dos stickers que deseja deletar.

Como salvar figurinhas (stickers) de outras pessoas no WhatsApp

Como salvar figurinhas (stickers) de outras pessoas no WhatsApp

Mais do TechTudo