Sistemas operacionais

Por Beatriz Cardoso, do home office


O Android 12 foi revelado nesta terça-feira (18), durante o evento virtual Google I/O. O primeiro beta do novo Android chega com mudanças no visual do sistema e pequenas melhorias de privacidade que podem passar despercebidas pelo usuário. O sucessor do Android 11 também introduz novas formas de ativar a Google Assistente com o botão liga/desliga do smartphone.

Hoje é disponibilizada a primeira versão beta do novo Android para os celulares Google Pixel. A empresa costuma trabalhar com quatro edições de testes — que são instáveis, mas seguras para instalar no smartphone —, e a versão final do Android 12 deve ser liberada para download em meados de setembro.

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Assim como o Android 11, o sucessor Android 12 segue trazendo mudanças mais discretas ao sistema do Google. A maior transformação da vez está na nova interface do SO, que uniformiza o visual do Android com figuras mais arredondadas. Entre as alterações há novos controles de volume, Wi-Fi e Bluetooth, e os widgets de hora, clima e músicas foram renovados.

Nova aparência das notificações no Android 12 — Foto: Divulgação/Google

A proposta é uniformizar o sistema por completo segundo as diretrizes do Material Design, padrão de visual do Google. A mudança de interface é radical ao permitir que usuários personalizem as cores do sistema com a nova ideia do "Material You", que enfatiza as opções de customização de cada pessoa.

Outra configuração de visual do Android 12 consiste em trocar a tonalidade da interface do celular de acordo com a foto configurada como papel de parede. A personalização chega inicialmente ao Google Pixel.

Paleta de cores do sistema muda segundo o papel de parede — Foto: Divulgação/Google

A empresa também chama atenção para animações mais fluidas no sistema, que não pesam no processamento do celular por serem mais eficientes. Outra mudança está no uso da Google Assistente. Ela pode ser ativada pelo clássico "Ok, Google" ou pressionando o botão de home do celular. Agora também é possível chamá-la apertando o botão de liga/desliga.

A Assistente agora funciona enquanto o usuário está longe do smartphone. Ela pode responder comandos de voz como escutar música, mandar mensagens ou ligar para alguém mesmo quando o celular está bloqueado. Para usar essa configuração, ela deve ser ativada nos ajustes da Google Assistente.

Google Assistente ganha comandos mesmo com tela bloqueada — Foto: Divulgação/Google

Mais privacidade no Android

O Android 12 promete mais segurança aos dados do usuário com uma seção de privacidade para conferir uma linha do tempo com todos os aplicativos que tiveram acesso à câmera ou microfone do smartphone recentemente. A página também traz a opção de revogar acessos na área inferior da tela.

Seção de privacidade no Android 12 — Foto: Divulgação/Google

O sistema também traz uma função "inspirada" no iOS 14 que avisa quando um app está acessando o microfone e/ou câmera. Os indicadores consistem em um ícone do objeto, que é exibido no canto superior direito do celular, e podem ser desativados para todos os aplicativos a partir da central de notificações do Android.

Seção de privacidade do Android 12 — Foto: Divulgação/Google

Também é possível escolher enviar uma localização aproximada para aplicativos. A opção é exibida ao acessar um serviço que requer as coordenadas do usuário para funcionar. O aviso aparece junto às opções de quando compartilhar tal dado com o aplicativo: durante o uso, apenas uma vez ou nunca.

Aviso de localização aproximada no Android 12 — Foto: Divulgação/Google

Novidades do Wear OS

Wear OS permite deslizar por aplicativos de maneira fluída — Foto: Divulgação/Google

O sistema do Google para smartwatches muda com uma parceria com a Samsung. A fabricante sul-coreana, que possui o próprio SO Tizen, traz com a empresa americana melhorias de performance e bateria para wearables com o novo sistema. Entre as mudanças mais visíveis para os usuários, estão a personalização da página inicial do device e atalhos para funções importantes, o que facilita o processo para revezar o acesso de aplicativos.

Outros anúncios do Google I/O

Integração do Google Meet com Google Drive — Foto: Divulgação/Google

O evento também revelou uma nova ferramenta de colaboração para textos, apresentações e planilhas no Google Drive. Chamada "Smart Canvas", ela integra o Google Meet à suíte de programas do Google para facilitar o trabalho em grupo. No campo de segurança, o gerenciador de senhas da empresa ganhou melhorias, como a opção de trocar uma senha comprometida direto pelo app do Google.

Os usuários agora ganham maior poder sobre sua privacidade com a opção de apagar todas as buscas recentes feitas na pesquisa do Google. O Google Maps também teve aprimoramentos para sugerir rotas mais seguras e, em privacidade, agora avisa quando o histórico de localização está ativado para maior transparência. O recurso de "live view", que usa realidade aumentada para guiar pessoas em mapas, está sendo expandido para mais lugares, como aeroportos, e a inteligência artificial (IA) do Maps recebeu melhorias para sugerir lugares personalizados de acordo com a atividade dos usuários.

Pasta segura no Google Fotos aceita biometria ou PIN — Foto: Divulgação/Google

O Google Fotos ganhou a função esperada de álbum com senha para proteger imagens na nuvem do Google, além de novas Recordações para recuperar fotos antigas no aplicativo. O uso de IA também está presente com a opção de dar vida a fotos parecidas e de selecionar imagens com padrões visuais semelhantes.

Como ativar notificações no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Quatro coisas que você nunca deve fazer no seu celular Android

Mais do TechTudo