Streaming

Por Rubens Achilles, do Home Office


A Apple anunciou, nesta segunda-feira (17), o lançamento de novidades no Apple Music. Todo o catálogo do streaming será disponibilizado em áudio lossless (sem perdas) a partir de junho, sem custo adicional para assinantes. Muito aguardada por usuários do serviço, a modalidade deve entregar som com baixa compressão e qualidade mais fiel à realidade. O recurso deve ser habilitado com o lançamento do iOS 14.6, ainda sem data oficial.

O Apple Music também anunciou o suporte a outro recurso: o Áudio Espacial com tecnologia Dolby Atmos, com promessa de experiências mais imersivas e com som multidimensional. Esta novidade estará disponível por padrão em fones AirPods e Beats com chips H1 ou W1. Segundo a Apple, os alto-falantes de produtos como iPhone, iPad, e Mac recentes também terão suporte à tecnologia.

Apple Music HiFi: plano com áudio lossless é anunciado — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apple Music com áudio lossless

De acordo com a Apple, todo o catálogo de mais de 75 milhões de músicas será disponibilizado em áudio lossless a partir de junho, sem custo adicional para os usuários. Com o codec ALAC (Apple Lossless Audio Codec), a promessa da maçã é entregar com precisão o áudio criado no estúdio de gravação.

A depender da conexão de Internet, o usuário pode escolher entre uma qualidade equivalente ao CD, de 16 bits e 44.1 kHz, até a opção de 24 bits e 48 kHz, com resolução ainda maior. A Apple ainda menciona uma opção para audiófilos com 24 bits e até 192 kHz, similar à modalidade Master do Tidal. Esta última categoria mais robusta, no entanto, requer equipamentos especiais para reprodução e consome uma banda ainda maior de Internet.

O recurso de áudio lossless, no entanto, não será compatível com fones como os AirPods Pro e AirPods Max, de acordo com o site especializado T3. A Apple explica que os equipamentos funcionam com codecs Bluetooth AAC, não sendo possível tirar proveito dos arquivos com mais informações, nos codecs ALAC.

Planos com qualidade de áudio sem perdas não são novidades no mercado. O Tidal é conhecido por oferecer um plano de alta fidelidade há alguns anos, enquanto o Spotify anunciou em fevereiro o lançamento modalidade HiFi até o fim deste ano. O Deezer também conta com um plano HiFi. Na maior parte dos casos, no entanto, é preciso pagar um valor adicional pelo recurso.

Apple Music terá áudio lossless a partir de junho — Foto: Divulgação/Apple

Áudio Espacial

Além do áudio lossless, a Apple também anunciou a chegada do Áudio Espacial com suporte a Dolby Atmos a parte do catálogo. O recurso será ativado por padrão em fones e alto-falantes compatíveis, e promete uma maior imersão ao ouvir música. De acordo com Oliver Schusser, vice-presidente da Apple para Apple Music e Beats, "ouvir uma música em Dolby Atmos é como mágica".

Por enquanto, nem todas as músicas do catálogo estarão disponíveis na modalidade espacial, mas a marca revela que todos os principais estilos devem ser contemplados pela tecnologia, incluindo hip-hop, country, pop e mais. A Apple também promete playlists específicas com conteúdo em Dolby Atmos.

Com informações de Apple, MacRumors e T3

Veja também: Cinco novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Cinco novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Cinco novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Spotify ou Deezer: qual é o melhor? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo