Atletas

Por Matheus Fiuza, para o TechTudo


Nino "ninexT" Pavolini é um dos principais jogadores brasileiros em games de tiro na atualidade. Aos 24 anos de idade, ninexT já atuou profissionalmente em diversos jogos e hoje é uma das principais referências no Call of Duty: Warzone, Battle Royale gratuito da Activision que já ultrapassou a marca de 100 milhões de jogadores. O pro player tem feito lives no Facebook Gaming e, em janeiro deste ano, assinou contrato com a Octagon, empresa do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno. Confira, a seguir, mais detalhes sobre ninexT, sua trajetória e carreira.

ninexT, pro player de Warzone, faz lives no Facebook Gaming e é contratado da empresa de Ronaldo Fenômeno — Foto: Reprodução/Octagon Brasil

Call of Duty Warzone travando ou fechando sozinho? Veja dicas no Fórum do TechTudo

Origem e trajetória

Nascido em Belo Horizonte em fevereiro de 1997, Nino "ninexT" Pavolini dividia o tempo da sua infância entre duas paixões: jogar videogames e tênis. Admirador da franquia Call of Duty, o jogador alternava o mouse e teclado com a raquete, no esporte que tem como ídolo o suíço Roger Federer. Em 2013, o mineiro precisou tomar a decisão de qual caminho seguir, e optou por tentar a carreira no mundo dos esportes eletrônicos, na época por meio do Call of Duty: Black Ops 2.

ninexT tem 24 anos e nasceu em de Minas Gerais — Foto: Reprodução/ninexT

Carreira

Apesar do foco inicial de ninexT ser a franquia CoD, o jogador deu os primeiros passos profissionais no concorrente, o Battlefield 4, desenvolvido pela Eletronic Arts. Em 2015, ele assinou contrato com a INTZ, uma das principais organizações de esportes eletrônicos no Brasil, e foi vice-campeão da ESL One Winter, na Alemanha, o mundial do game. No mesmo ano, o atleta defendeu também a organização Dexterity.

Em 2017, ninexT trocou de uniforme e de modalidade nos esportes eletrônicos. Ele passou a vestir a camisa da Black Dragons, outra tradicional equipe no país, dessa vez para jogar Rainbow Six: Siege (R6), e conquistou o Brasileirão daquele ano. Depois, Nino passou pela paiN Gaming e FaZe Clan, quando representou a equipe em uma etapa da Pro League, no Japão.

Já em 2018, com a febre do lançamento de PUBG, ninexT passou a defender as cores da Luminosity Gaming, equipe canadense de esports. No ano seguinte, migrou para o Apex Legends para atuar pela Cloud9. A versatilidade do atleta ficou evidente com o lançamento, em 2020, do CoD Warzone, onde NinexT tem feito bastante sucesso, que o levou a assinar um contrato com a Octagon, empresa de Ronaldo Fenômeno.

Destaque no Call of Duty

Embora já fosse conhecido pela versatilidade para um jogador profissional de jogos de tiro, ninexT se tornou um fenômeno no Call of Duty: Warzone pela rapidez na movimentação, tomada de decisão e precisão dos tiros. Além disso, o jovem acumulou boas jogadas ao lado de atletas como Christian "Sn4rFx" e Antonio "tonyboy", o que o ajudou a ganhar bastante reconhecimento do seu novo público -alvo.

ninexT é campeão de uma das edições do Desafio de Streamers — Foto: Reprodução/ninexT

Ao lado destes jogadores, ninexT chegou a vencer algumas competições como a Batalhas de Streamers, entre outras organizadas pela própria Activision. Em março, o jogador anunciou que passaria a jogar os campeonatos de Warzone com ex-companheiros de Apex Legends. Enquanto espera sua estreia nos torneios, ninexT segue com lives no Facebook Gaming, plataforma que atua desde sua saída da Twitch TV. Hoje, o streamer tem mais de 435 mil inscritos no YouTube e 373 mil no Facebook.

Com informações de Twitter, Liquipedia

Mais do TechTudo