Video game

Por Murilo Molina, para o TechTudo


O controle do PlayStation 5 (PS5), conhecido como DualSense, foi lançado junto do console no final de 2020. Com bateria aprimorada e microfone próprio, o novo joystick é uma grande revolução nos dispositivos da empresa. O primeiro da Sony desde o PlayStation 1 (PS1) a descartar o nome "DualShock", o controle da marca pode ser comprado por preços a partir de R$ 429 na Amazon.

Além do visual arrojado, o dispositivo também ganhou uma série de novas funções, com destaque para o sistema de feedback háptico. A seguir, o TechTudo revela alguns fatos e funções pouco conhecidas do controle do PS5.

DualSense: controle do PS5 tem funções pouco conhecidas e aprimora tecnologias da Sony — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Funciona no PlayStation 4?

O DualSense conta com algumas similaridades em relação ao DualShock 4, controle do PS4, o que leva muitos jogadores a se perguntarem se o controle é compatível com o antigo console da Sony. A verdade é que o DualSense não é suportado pelo PS4.

É até possível conectar o joystick ao console via Bluetooth, mas ele não responde aos comandos. Um "truque" encontrado pelos usuários para usar o controle no PS4 foi via Remote Play, com o DualSense conectado diretamente ao computador.

Microfone embutido

Uma das novidades do DualSense é a inclusão de um microfone embutido, que pode tanto ser usado por games que requerem algum tipo de comando de voz, como para o próprio sistema de chat do PlayStation 5.

A qualidade não é compatível a de headsets dedicados, mas a função é útil. Vale lembrar que o controle também tem um novo botão de mute, que permite cortar completamente as fontes de áudio do console.

DualSense tem microfone e botão de mute embutidos — Foto: Divulgação/Sony

Personalização de botões

Além de ser usado como uma alternativa para aqueles que gostam de customizar sua experiência nos games (considerando que tem todos os títulos têm uma ferramenta dedicada para edição de botões), o sistema de personalização de comandos do DualSense no PS5 também tem como missão a acessibilidade.

Com isso é possível mapear cada um dos botões do controle diretamente pelo sistema do PS5 e alterar a posição de comandos. Outra boa funcionalidade da ferramenta é contornar possíveis defeitos com botões, que podem ser reconfigurados.

É possível configurar cada botão do DualSense no PS5 — Foto: Murilo Molina/TechTudo

Ajuste na intensidade das vibrações (geral e gatilhos)

O sistema de feedback do controle e dos gatilhos do DualSense é uma das grandes novidades do PS5, mas pode incomodar alguns jogadores, seja pelo vigor da vibração ou pela dificuldade em pressionar os gatilhos em alguns momentos.

Felizmente, é possível ajustar a intensidade das vibrações e respostas, ou até mesmo desligá-las completamente, direto pelo sistema do PS5. Isso ainda aumentará significativamente a duração de cada carga de bateria do DualSense.

Feedback háptico pode incomodar e tem ajustes de intensidade no DualSense do PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Sensor de movimento

O Nintendo Wii marcou época com seus controles por movimento e desde então a função se tornou relativamente comum no mundo dos games. O próprio DualShock 4 contava com um sensor de movimentos, que está de volta no DualSense.

O joystick é capaz de entender rotações e leves movimentos no controle, assim como chacoalhões mais rápidos e violentos. A função não é muito explorada, mas pode ser utilizada para digitar no teclado virtual com mais facilidade, por exemplo.

Controle do PS5 conta com sensor de movimento embutido — Foto: Divulgação/Sony

Atualizações de software pelo console

Com o avanço da tecnologia dos consoles, atualizações de jogos e hardware se tornaram cada vez mais comuns, e nem mesmo os controles ficam de fora dos patches de correção ou inclusão de novas funções, como é o caso do DualSense do PS5.

Logo ao ligar o console pela primeira vez, é preciso conectar o controle usando um cabo USB-C (incluso na caixa) para fazer uma atualização rápida. Vale ficar de olho em notificações sobre novos updates, que podem incluir novidades ou melhorar a experiência com o acessório.

É possível atualizar o DualSense pela porta USB-C do controle — Foto: Divulgação/Sony

Configurações para o botão de captura

Introduzido no PS4, o botão "Share" mudou de nome no DualSense e agora se chama "Create". A função, no entanto, segue a de salvar imagens, vídeos e fazer transmissões ao vivo no console da Sony, tudo sem abandonar a tela de jogo.

Além de seu uso mais básico, o botão também pode ser configurado para facilitar a captura de screenshots, para aqueles que costumam "fotografar" os seus games, além de outras opções de configuração.

Botão Create do DualSense pode ser configurado — Foto: Divulgação/Sony

Ainda é possível achar Playstation 2 em lojas físicas? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

Com informações de Sony

Cinco games amados pelos fãs, mas que ficaram sem suas continuações

Cinco games amados pelos fãs, mas que ficaram sem suas continuações

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo