Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Seis grandes redes sociais firmaram uma parceria para conscientizar os usuários sobre a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19. O movimento, chamado #EuMeCuido, reúne Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube, e tem início nesta quarta-feira (19), visando a inspirar as pessoas a compartilharem suas experiências de cuidado contra a doença. A ação é inédita e exclusiva para o público do Brasil.

Para incentivar o compartilhamento de atitudes de prevenção, o Instagram lançará stickers temáticos para os Stories, o Facebook liberará uma moldura para foto de perfil e o TikTok disponibilizará um filtro criado exclusivamente para a ação. Todos os recursos serão liberados ainda hoje. A campanha também contará com a participação de criadores de conteúdo e figuras públicas de todo o Brasil, convidados para compartilhar os cuidados nos seus perfis, usando a hashtag #EuMeCuido.

#EuMeCuido: redes sociais se uniram para promover a prevenção à Covid-19 — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em comunicado divulgado para a imprensa, o grupo diz que os recursos de interação são formas de convidar outras pessoas a compartilharem suas histórias. "Mais de um ano após o início da pandemia, o cuidado consigo e com os outros, tanto no aspecto físico quanto mental, ainda se faz fundamental”.

Segundo Beatriz Bottesi, Head de Marketing do Facebook no Brasil, o movimento almeja produzir impacto positivo na vida das pessoas. “Conectá-las a informações sobre a necessidade de continuar a se cuidar é extremamente importante para nós. Fazer isso ao lado da indústria de tecnologia no Brasil e também de grandes nomes que inspiram e dialogam diretamente com a comunidade dentro das plataformas nos dá a dimensão da importância da mobilização em torno dos cuidados contra a Covid-19", disse.

Kim Farrell, Head de Marketing do TikTok na América Latina, ressaltou o espírito de comunidade que as pessoas criaram por meio da plataforma. "Queremos usar o poder que a nossa comunidade tem de unir as pessoas e espalhar mensagens em prol de um bem maior. Por isso, agora é a nossa vez de abraçar esse espírito, nos unindo a indústria de tecnologia e criadores para lembrar sobre a importância de todos termos cuidado para impedir o avanço da Covid-19 no Brasil".

A diretora de parcerias do YouTube no Brasil, Patrícia Muratori, diz que "o desafio ainda continua e, agora, somamos esforços com Facebook, Instagram, Twitch, TikTok e Twitter para que os criadores de conteúdo possam mobilizar e inspirar toda a população. Lembrando que o cuidado é essencial para impedir o avanço da Covid-19 e salvar vidas".

Desde o início da pandemia, plataformas digitais vêm implantando ações de prevenção à Covid-19. Desde janeiro de 2020, o Twitter passou a exibir avisos e links que direcionavam os usuários para informações oficiais sobre a Covid-19.

A Twitch promoveu uma série de conferências em vídeo com especialistas em saúde, voltadas para a prevenção do coronavírus, e arrecadou fundos para o combate à doença. Em abril deste ano, Facebook e Instagram passaram a alertar os usuários em publicações contrárias à vacinação ou que divulguem medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença.

Veja também: Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir

Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir

Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja respostas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo