Privacidade

Por Beatriz Cardoso, do home office


Apagar todas as buscas recentes do Google ficará mais fácil com uma nova opção disponível a partir da foto de perfil. A novidade foi anunciada pela empresa nesta terça-feira (18) durante o evento virtual Google I/O. A ideia do recurso é deletar todas as pesquisas feitas nos últimos 15 minutos. O gerenciador de senhas do Google, disponível em celulares Android e no Chrome, também ganhou funções de segurança para facilitar o processo de troca de senhas comprometidas diretamente pelo aplicativo da empresa.

Opção para apagar buscas recentes no Google — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O evento enfatizou a segurança dos dados pessoais dos usuários relembrando alguns recursos anunciados no último ano, como o alerta de senhas comprometidas no Chrome e a integração entre Chrome e Android para facilitar o aviso de risco de conta seja no PC ou no celular.

O gerenciador de senhas do Google agora deixa trocar uma senha assim que alerta que ela foi comprometida. O botão é exibido junto ao aviso e deixa alterar o código direto pela interface do Google, caso o serviço tenha suporte à função do gerenciador. O recurso está disponível no Android e chegará a mais sites e apps em breve. Também é possível importar senhas salvas em outros gerenciadores para o Google.

Opção para trocar senhas direto no gerenciador — Foto: Divulgação/Google

Mais privacidade e novidades no Google Maps

O Google também anunciou uma nova opção para apagar todas as pesquisas de uma conta nos últimos 15 minutos. O recurso pode ser acessado ao tocar na imagem de perfil do usuário, e deleta as buscas feitas no Google há pouco tempo.

Outra função de privacidade anunciada é o alerta de histórico de localização ativado. O aviso aparece no Google Maps para explicar ao usuário, por exemplo, por que determinado lugar é sugerido pela pesquisa do aplicativo de mapas. O Google Maps também ganhou aprimoramentos da opção "live view", modo de visualização em realidade aumentada para guiar usuários a partir da tela do celular.

O mapa do Google Maps será mais personalizado com inteligência artificial (IA) para sugerir locais para o usuário de acordo com seus gostos e atividades no aplicativo. Além disso, o mapa também pode agora sugerir rotas consideradas mais seguras, compostas por estradas com menores índices de acidentes.

Como bloquear sites no Chrome? Descubra no Fórum do TechTudo.

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo