Por Giovanna Adelle, para o TechTudo


A conferência de abertura do Google I/O 2021, realizada na última terça-feira (18), trouxe a público novidades da gigante das buscas em diversos segmentos de tecnologia. Além da nova versão do sistema operacional para celulares, Android 12, foram divulgadas mudanças em outras aplicações como Workspace, Meet, Fotos, Maps, Shopping, entre outros.

Por conta da pandemia da Covid-19, a conferência de três dias, que acontecia anualmente desde 2008, acabou sendo cancelada em 2020. Neste ano, o Google I/O retornou com um novo formato: o evento foi realizado de forma online, com transmissão gratuita e disponível no YouTube. Veja, a seguir, as principais novidades.

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

NOVO ANDROID 12 - CONHEÇA AS NOVIDADES!

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Android 12

Com mais de 3 bilhões de dispositivos ativos no mundo, o Android ganha nova versão com algumas evoluções em comparação ao Android 11. Segundo a companhia, o Android 12 foi pensado para a personalização do smartphone, buscando também integrar segurança e bom desempenho.

Uma das principais mudanças está na nova linguagem visual dos aparelhos, chamada "Material You". Ela permite a personalização de cores e possui um modo que adapta os tons em menus compatíveis, telas e widgets do aparelho com base no plano de fundo escolhido.

Em relação à segurança, o Android 12 promete mais transparência sobre aplicativos com acesso a dados do usuário. O novo sistema também traz melhorias no Google Assistente e novas funções na conectividade com relógios, TVs, notebooks e até carros.

2. Google Workspace

A plataforma de trabalho Workspace recebe um novo recurso chamado "Smart canvas", a fim de melhorar a experiência dos aplicativos Docs, Planilhas e Slides e integrá-los diretamente ao Google Meet. Assim, o usuário pode se comunicar por vídeo e trabalhar de forma colaborativa, tudo dentro da mesma janela.

Google Workspace ganha botão para integração direta com o Meet — Foto: Divulgação/Google

Mais novidades no Docs incluem a menção facilitada de pessoas, documentos e reuniões dentro de relatórios; melhor adaptação a telas por meio de um formato "sem páginas"; e inclusão de reações por emojis e checklists nas versões para web e celulares. No Sheets, uma das novidades é a visualização de planilhas de tarefas em formato de linha do tempo.

3. Google Fotos

Uma das novidades do Google Fotos é a capacidade de utilizar Inteligência Artificial (IA) para organizar fotos antigas por data e local em um novo menu de "Memórias". Assim, é possível visualizar de forma mais coerente as recordações de um momento específico.

Google Fotos busca padrões visuais em imagens — Foto: Divulgação/Google

Também a partir da IA, o aplicativo poderá criar movimento ao utilizar duas fotos tiradas de forma seguida para montar as "Fotos cinematográficas". O recurso mais aguardado é, no entanto, as "Pastas bloqueadas", que poderão ser trancadas com senha ou biometria para evitar o acesso de terceiros. Por enquanto, a novidade chega apenas a celulares Pixel.

4. Privacidade e segurança

Houve aumento da praticidade na realização de procedimentos de segurança no dispositivo por meio de novas funcionalidades. A primeira é uma opção para apagar o histórico de busca do navegador nos últimos 15 minutos, localizada antes mesmo da aba de "Configurações". Já a segunda permite redefinir rapidamente a senha de um app que esteja comprometida ou vazada, por meio da própria interface do Google.

Opção para trocar senhas direto no gerenciador do Google — Foto: Divulgação/Google

5. Google Maps

A ideia do Google Maps foi tornar-se mais detalhado e com insights mais rápidos e inteligentes. Para isso, quem utiliza o Street View poderá ver marcações de nome sobre a foto da fachada do estabelecimento. Ainda neste exemplo, o usuário passará a ver indicações de cafeterias perto de si em momentos da manhã e restaurantes na hora do jantar.

Maps mostra região com grande concentração de pessoas — Foto: Divulgação/Google

O Maps também pretende reduzir as freadas bruscas e batidas no trânsito ao indicar rotas com menor probabilidade de acidentes, sem deixar de lado o quão direta e rápida cada via é naquele contexto. O aplicativo também passa a indicar regiões movimentadas para evitar grandes concentrações de pessoas.

6. Busca

Para a busca do Google, o novo recurso "Sobre Este Resultado" permitirá saber informações sobre um site antes mesmo de entrar nele. Descrição, quando foi indexado pela primeira vez e se a conexão com o endereço é segura são dados que ficarão facilmente visíveis.

Google Lens detecta perguntas que utilizam imagens — Foto: Divulgação/Google

Outro recurso interessante é a possibilidade de obter respostas para perguntas complexas, feitas a partir de diversos formatos (foto, vídeo ou texto). O "Mum" (Multitask Unified Model) é a inteligência capaz de buscar respostas elaboradas em mais de 75 línguas e formular frases inteligentes.

7. Google Shopping

Novas formas de descobrir produtos são incluídas por meio do Google Lens. Com ele, é possível escanear uma foto e visualizar o anúncio de um tênis usado por um famoso jogador de basquete em segundos, por exemplo. Outras funcionalidades permitem que você volte a carrinhos de compras iniciados em diferentes sites, além de vincular sua conta Google a programas de fidelidade de suas marcas favoritas.

Google Lens auxilia na descoberta de produtos — Foto: Divulgação/Google

8. Outros

Para a saúde, o Google desenvolveu uma inteligência capaz de identificar manchas na pele e ajudar a diagnosticar condições dermatológicas comuns, além de um sistema de aprendizado profundo para detectar tuberculose pulmonar ativa. Ambos pretendem auxiliar no diagnóstico e fornecer recomendações para o tratamento médico.

Inteligência para detectar tuberculose ativa — Foto: Divulgação/Google

Por fim, o Google I/O trouxe também novidades para amantes de relógios inteligentes. Em uma parceria com a Samsung, a empresa vai desenvolver o novo software Wear OS para os relógios Galaxy. A Fitbit, marca desenvolvida pelo Google, também ganhará uma nova versão do sistema operacional.

Com informações de Google (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

Veja também: Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como colocar texto em duas colunas no Google Docs? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo