Internet

Por TechTudo


O Fórum TechTudo está de cara nova. Totalmente redesenhado e centrado no uso em celulares, o site de para discussões, perguntas e respostas inaugura, nesta segunda-feira (24), uma nova fase. Conhecido pelos leitores do site, o Fórum é um espaço para tirar dúvidas, trocar informações e ajudar outras pessoas que querem saber mais sobre tecnologia e jogos.

"Quer comprar um celular e não sabe qual escolher? O computador deu problema e não sabe o que fazer? Não consegue passar de fase no seu game preferido? Você veio ao lugar certo!", diz a nova mensagem de boas-vindas do Fórum.

Fórum TechTudo ganha versão mais moderna e com experiência aprimorada no celular — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Entre perguntas e respostas, há mais de 1 milhão de pessoas visitando o Fórum por mês, de acordo com a Comscore. Todo esse alcance vem de longa data. A plataforma foi criada em 2011 e, desde então, conta com a participação de usuários fiéis, moderadores dedicados, além do time de especialistas do próprio TechTudo.

A proposta do Novo Fórum é ser ainda mais fácil de usar e visa a atender desde os usuários mais acostumados com plataformas de discussão na internet até aqueles que encontram o formato pela primeira vez.

"Nosso usuário vem, principalmente, do Google. Ele faz a busca e encontra a solução para o seu problema em uma comunidade disposta a ajudar. A ideia de reformular o Fórum surgiu da necessidade de tornar esse ambiente mais propício a gerar conversas entre as pessoas", explicou Marlon Câmara, editor-chefe do TechTudo.

Apesar da mudança no layout e na usabilidade, o Fórum preservou as principais características de sua estrutura. É possível criar uma nova pergunta, responder uma questão já existente, comentar nas respostas e se engajar de outras formas, dando likes e deslikes nos posts, por exemplo.

A gamificação, é claro, também se mantém. Os usuários são reunidos em três diferentes categorias: membros, moderadores e especialistas. Quanto mais participarem das discussões, mais chances todos têm de ganhar pontos e troféus e subir para o próximo nível, melhorando sua reputação na comunidade.

Outra função de destaque — esta, sim, estreante no Novo Fórum — é o perfil Comercial, criado para que marcas possam conversar diretamente com os consumidores, esclarecendo dúvidas em tempo real.

Novo Fórum do TechTudo foi desenvolvido pensando no uso em celular — Foto: Arte/TechTudo

Tudo isso agora pode ser feito de forma mais simples pelo celular. O coordenador de estratégia digital da Editora Globo e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Novo Fórum Diego Mattos esclareceu que esse foi o ponto-chave para o projeto: "Criamos a nova plataforma usando o conceito 'Mobile First'. Pensamos não só no layout, mas também na performance, pois queremos que todos os usuários com diferentes sistemas operacionais, dispositivos e redes tenham uma boa experiência".

Mattos também destacou que o objetivo dele e de todo time de tecnologia sempre foi oferecer um site "moderno, escalável e seguro" ao mesmo tempo. "Nos preocupamos em ter as tecnologias mais atuais e aderentes às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)", ressaltou.

Como usar

Para começar a usar o Fórum do TechTudo, basta acessar forum.techtudo.globo.com pelo celular ou computador, clicar em "Login" e criar uma Conta Globo (ou usar o mesmo cadastro já criado para qualquer outro site da Globo). Em seguida, o caminho é fazer uma pergunta, ou entrar em uma das conversas já postadas por lá. Marlon Câmara deixa o convite: "Faça perguntas e aproveite para ajudar outros usuários. Esperamos que você se sinta em casa!".

Conheça o novo fórum TechTudo

Conheça o novo fórum TechTudo

Mais do TechTudo