Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Team Fortress 2, World of Warcraft e League Of Legends (LoL) são exemplos de jogos lançados nos anos 2000 e que estão disponíveis para download até hoje. O TechTudo preparou uma lista com oito títulos "nostálgicos" e gratuitos. Os games de sucesso oferecem diversão online sem exigir um PC ou smartphone poderoso, e a seleção ainda inclui clássicos como GunBound, para quem deseja matar a saudade das sessões nas lan-houses.

Veja jogos lançados nos anos 2000 que são gratuitos hoje em dia — Foto: Reprodução/Blizzard

Procura um smartphone bom e barato na promoção? Vem ver essa oferta do AliExpress

1. Team Fortress 2

Team Fortress 2 é um jogo online de tiro em primeira pessoa gratuito no PC — Foto: Divulgação/Valve

Sucesso da Valve de 2007, Team Frotress 2 hoje é um jogo gratuito que ainda atrai uma comunidade fiel. O game promete diversão em um multiplayer que tem gameplay balanceado, com classes bem definidas e que recompensa o trabalho em equipe.

O game está disponível para download na Steam e, sendo de 2007, deve rodar sem muitos problemas mesmo em computadores mais simples. Gratuito, o jogo oferece a opção de que players comprem itens e customização por microtransações.

2. World of Warcraft

World of Warcraft é um MMORPG de proporções épicas e adorado por milhões ao redor do mundo — Foto: Divulgação/Blizzard

MMORPG histórico, World of Warcraft apareceu em 2004 e redefiniu todo um gênero de jogos com comunidades de milhões de jogadores e histórias complexas. Além disso, o título tem uma mecânica completamente online de progressão tanto do universo em que o jogo se situa, como dos próprios personagens dos jogadores e os NPCs. São milhares de quests, várias regiões para explorar e muitos players ativos para conhecer.

Hoje, é possível jogar World of Warcraft de graça. As duas únicas exigências são conexão com Internet – o game é completamente online – e uma conta no Battle.net, da Blizzard. A grande limitação é que o jogo gratuito permite que o jogador chegue até o level 20: para ir além, é preciso pagar.

3. Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)

CS:GO é gratuito para jogar e oferece opção de compra de itens de customização — Foto: Reprodução/Steam Community

Embora de 2012, CS:GO merece menção na lista porque herda muito dos jogos anteriores da série, em especial Counter Strike: Source, de 2004. Enorme sucesso, o jogo é hoje parte da cena esports e promete combate entre times de terroristas e contra-terroristas em modos de jogo com diferentes objetivos.

Disponível para PCs, mas também para PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360, CS:GO ficou gratuito em 2018 e está disponível na loja virtual Steam de forma gratuita. Assim como os outros títulos da lista, o game oferece opção de que os jogadores comprem itens cosméticos (skins) para personalizar sua experiência usando dinheiro de verdade.

Cinco jogos que marcaram os anos 90

Cinco jogos que marcaram os anos 90

4. League of Legends

League of Legends (LoL) foca em batalhas entre jogadores e no aspecto esportivo — Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos

Lançado em 2009, League of Legends nasceu a partir da inspiração de um modo de jogo disponível em Warcraft 3. LoL demorou um pouco para emplacar, mas depois se tornou um verdadeiro fenômeno e é até hoje um dos maiores sucessos dos videogames. O título registrou a marca impressionante de 110 milhões de jogadores em atividade na média mensal de 2020.

Para jogar o MOBA, tudo que o jogador precisa é baixar o cliente gratuito e instalar o game no computador, além de ter uma conectividade estável com a Internet. Para mandar bem no título, é preciso prática, determinação, agilidade nas reações e na estratégia.

5. GunBound

GunBound oferece jogabilidade simples e acessível tanto em PCs como celulares — Foto: Reprodução/YouTube

Lançado em 2002, o jogo sul-coreano é um dos "vovôs" da lista com quase 20 anos de história. Apostando em uma jogabilidade difícil de encontrar em outro jogo, GunBound consiste em um game de artilharia multiplayer por turnos em que o objetivo é eliminar os integrantes do outro time.

O jogo tem uma mescla de gráficos em 2D com simulação balística aprofundada, que afeta trajetória e ângulos dos projéteis. Disponível também para celulares (sob o nome de GunBoundM), GunBound foi um dos primeiros sucessos das lan houses dos anos 2000 e é completamente gratuito para jogar.

6. Ragnarok Online

Ragnarok Online explorava bastante os elementos sociais dos MMORPGs na época das lan-houses — Foto: Reprodução/Steam

Outro MMORPG da lista, Ragnarok Online é um game de 2002 disponível gratuitamente para PCs e que é parte de um universo complexo: além do efeito da passagem do tempo no jogo em si, a história adaptada de um mangá deu origem a uma série animada de TV. Há ainda a versão Ragnarok M, para celulares.

A temática do jogo tem forte inspiração na mitologia nórdica – ragnarok, no contexto mitológico, marcaria o fim do universo – e isso se estende também para os personagens do jogador. Com gráficos simples, que colocam personagens 2D em ambientes 3D, o game é leve, conta com um Battle Royale próprio e pode ser baixado de forma gratuita no site oficial.

7. MU Online

Comparado a Diablo, MU Online foi febre nas lan-houses e ainda movimenta uma grande comunidade de jogadores — Foto: Divulgação/Webzen

Lançado em 2001, MU Online é um MMORPG com gráficos isométricos e temática medieval disponível para PCs. O jogo consiste na criação de personagens – são nove classes diferentes – e envolve principalmente cenários de combate do jogador contra monstros, cada um com habilidades, pontos de spawn e itens diferentes.

Não muito exigente em termos de hardware, MU Online é gratuito, mas oferece mecânicas de micro transações às quais os jogadores podem recorrer para liberar itens e obter mais personalização de seus personagens. O game recebe atualizações constantes e já está na temporada 15.

8. Maplestory

MapleStory é um MMORPG com gráficos em 2D e ação no estilo plataforma — Foto: Reprodução/Tais Carvalho

De 2003, Maplestory é mais um MMORPG de origem sul-coreana na lista. Nele, os personagens criados pelos jogadores precisam derrotar monstros no “Maple World” e, assim como outros MMORPGs, há incentivos para a criação de grupos e guilds. Além do aspecto social, o jogo se destaca pela apresentação em 2D – MapleStory 2, de 2017, tem gráficos em 3D – com uma comunidade que supera 180 milhões de usuários.

O jogo também tem versões para celulares sob o nome de MapleStory M e oferece opção de jogabilidade jogador versus jogador. Distribuído de forma gratuita, o MMORPG oferece loja online para compra de itens e customização com dinheiro de verdade.

Com informações de Says.com, Blizzard, Webzen e Tom's Guide

*Nota de transparência: Aliexpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Meu PC desliga na hora jogar e em programas 3D, o que fazer? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo