Jogos de ação

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Overwatch 2 teve novidades reveladas pela Blizzard nesta quinta-feira (20), durante um evento online com desenvolvedores do jogo. Depois de quase dois anos sem atualizações sobre o game, a mudança mais impactante anunciada foi que o PvP (Player vs Player) será composto por duas equipes com cinco jogadores, não seis como é no Overwatch, e terá um enorme impacto na forma como o FPS é jogado atualmente. Além disso, foram demonstrados alguns mapas, como o brasileiro Rio e New York City, que contou com alguns easter eggs. No entanto, informações como preço e data de lançamento ainda não foram divulgadas.

Partidas de Overwatch 2 passarão a ser jogadas entre equipes de cinco integrantes cada — Foto: Divulgação/Blizzard

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Gameplay

O primeiro destaque da transmissão foi o anúncio de que o PvP de Overwatch 2 será jogado entre equipes compostas por cinco jogadores. De acordo com o diretor Aaron Keller, o objetivo dessa mudança é simplificar o jogo para que os jogadores possam entender melhor o que acontece, diminuindo a quantidade de informações na tela, e também aumentar o impacto individual nas partidas. A princípio, o metagame do PvP de Overwatch 2 terá equipes com dois DPSs, que são aqueles que causam o dano, dois Suportes e um Tanque.

Foi comentado também a respeito do design de cada mapa e como eles serão afetados com a mudança para cinco jogadores. Agora, a gameplay estará mais fluída que no jogo anterior. A explicação dada foi que em Overwatch, não há muito espaço para se movimentar sem receber uma quantidade grande de dano. Em Overwatch 2, os jogadores terão uma maior liberdade pelo mapa, o que aumentará o leque de estratégias das equipes.

Vale destacar que a passagem para o confronto 5v5 também afetará os heróis do jogo. Tanques terão redução no knockback e se transformarão em uma linha de frente com mais dano para causar. Em contrapartida, foi diminuído o ganho de ultimate quando recebem danos. Os heróis de dano ganharão um bônus a mais de velocidade, enquanto os suportes poderão se curar automaticamente caso fiquem um determinado período sem receber dano.

Além disso, como só haverá um Tanque, algumas mudanças mais específicas foram realizadas em alguns destes heróis. Por exemplo, Winston terá um modo diferente de utilizar sua arma, que lançará raios por uma distância muito maior. Reinhardt terá o recurso de cancelar sua famosa investida e contará com dois tiros flamejantes. Já Zarya terá duas barreiras de partículas e duas projetadas para utilizar no combate.

Overwatch 2 contará com cinco jogadores por equipe — Foto: Reprodução/PlayOverwatch

Mapas

O mapa New York City foi mostrado no começo da transmissão para que os espectadores pudessem observar melhor o progresso Overwatch 2. Ele se mostrou com muito espaço para a criação de estratégias pelas equipes, além apresentar a primeira demonstração do PvP cinco contra cinco. O destaque, no entanto, ficou para as referências ao diretor que deixou a equipe de Overwatch em abril de 2021, Jeff Kaplan. Por exemplo, há um local chamado "Jeph's Corner Pizza" e um copo de café com o nome de "Jeph".

A transmissão também mostrou detalhes dos mapas Toronto, Roma e do mapa brasileiro, Rio. Ele possui um design inspirado nas favelas do Rio de Janeiro, por onde os jogadores precisarão levar o Payload. O local conta com ruas estreitas, diversas construções ao redor para os jogadores se esconderem e uma praia próxima. O mapa conta com localizações nomeadas em português e é bastante colorido, com destaque para as cores da bandeira do Brasil em toda a parte.

A demonstração do mapa brasileiro também foi utilizada pelos desenvolvedores para comentar a respeito das mudanças nos sons em geral, que serão diferentes quando se estiver em uma área grande, em uma área pequena, atrás de paredes, entre outros.

Por fim, o evento apresentou o mapa Monte Carlo, que conta com todo o luxo de Mônaco, cassinos, piscinas, enormes telões e claras referências à Fórmula 1. Entre elas, está a pista em que o Payload é levado, o próprio Payload com design de um carro de Fórmula 1, e os boxes aparecendo nas bases de cada equipe.

Com muitas referências à F1, Monte Carlo foi o último mapa apresentado no evento de Overwatch 2 — Foto: Reprodução/PlayOverwatch

Heróis

A apresentação mostrou a aparência de outros heróis em Overwatch 2, como McCree, Pharah, Widowmaker e Torbjörn. Segundo o Diretor de Arte Dion Rogers, eles serão atualizados com cores e roupas diferentes. Todo modelo dos heróis também será melhor animado, como o balançar das roupas e dos cabelos, tornando a experiência mais dinâmica.

As novidades certamente terão um gigantesco impacto tanto entre jogadores casuais como no competitivo de Overwatch. De acordo com a Blizzard, foram testados modos 4v4 e até 7v7, mas não foram encontrados neles uma experiência agradável. Geoff Goodman, líder de design de heróis, também lembrou que este é o momento certo para realizar esta mudança e redefinir o futuro de Overwatch. Ele também mencionou que o novo formato de 5v5 tornará o ato de achar times mais fácil quando Overwatch 2 já possuir uma idade avançada.

Com informações de Polygon, Venturebeat e Comicbook

Mais do TechTudo