Jogos de ação

Por Erick Figueiredo, do Home Office


Ratchet & Clank: Rift Apart é o mais novo jogo da franquia, com lançamento previsto para o dia 11 de junho de 2021 exclusivamente no PlayStation 5 (PS5). O TechTudo teve a oportunidade de participar de um evento fechado com desenvolvedores para conhecer melhor o jogo e ver o título em ação. Confira, a seguir, detalhes sobre o desenvolvimento do game, história, gameplay, seu preço na pré-venda e mais novidades apresentadas a nossa equipe.

Novo jogo da franquia Ratchet & Clank chega ao PS5 no próximo mês — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quando será o lançamento de Ratchet & Clank: Rift Apart? E qual é o seu preço?

A Insomniac Games confirmou que o jogo será lançado exclusivamente para o PlayStation 5 no dia 11 de junho. Vale lembrar que a desenvolvedora já tem experiência em produzir títulos para o novo console da Sony, tendo trabalhado anteriormente em Spider-Man: Miles Morales. A promessa é que a empresa utilizou o hardware do console a seu favor na hora de criar o novo título. Ratchet & Clank: Rift Apart também já pode ser adquirido na pré-venda, mas o seu preço é salgado: R$ 349 na PlayStation Store brasileira.

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Qual é a história de Ratchet & Clank: Rift Apart?

Ratchet & Clank: Rift Apart chega após anos do último jogo da franquia, Ratchet & Clank: Into The Nexus, lançado em 2013 para o PlayStation 3 (PS3). Apesar disso, a Insomniac Games afirma que a história do novo título é separada das anteriores, e não é preciso jogá-los para entendê-la.

A história começa com Ratchet tendo criado um instrumento que permite a navegação entre dimensões diferentes. Mas o objeto é roubado pelo vilão Nerfarious, que o utiliza para viajar para uma dimensão alternativa onde ele venceu os heróis e controla o mundo.

Essa nova realidade é casa de versões alternativas de diversos personagens clássicos da franquia. Eles têm personalidades novas e até motivações diferentes se comparadas às dos personagens originais. Uma das figuras mais importantes da história é a novata Rivet, que chega como uma das protagonistas da aventura.

A personagem é uma versão alternativa do protagonista. Enquanto Ratchet tem amigos e é bem inteligente, Rivet é o seu oposto, sendo a última de sua raça, possuindo pouca experiência em interagir com outras pessoas e agindo mais no impulso do que elaborando planos.

O novo título da franquia introduz uma nova protagonista, Rivet — Foto: Divulgação/Sony

Como é a gameplay?

A jogabilidade de Ratchet & Clank: Rift Apart é parecida com a dos jogos anteriores, com um foco em plataforma e em utilizar armas para despachar os inimigos. Uma das maiores novidades da gameplay é a utilização de buracos ou rifts, que estão espalhados pelos cenários e ajudam o jogador a superar desafios e obstáculos. Cada rift leva o personagem a um novo local instantaneamente, sem que o jogador precise perder tempo com carregamentos. Segundo a desenvolvedora, tudo é possível graças ao poder do hardware do PlayStation 5.

Os rifts serão de extrema importância na gameplay do jogo — Foto: Divulgação/Sony

O arsenal do protagonista também recebeu boas adições, e as novas armas parecem ser interessantes e bem divertidas de utilizar. O armamento é bem variado: ele conta com armas mais tradicionais, como lançadores de foguetes e metralhadoras, e outras um pouco diferentes, que dão tiros que ricocheteiam nas paredes, por exemplo, ou que prendem inimigos em plantas, imobilizando-os por um curto período de tempo.

Muitos inimigos clássico retornam aqui para complicar a vida do protagonista — Foto: Divulgação/Sony

Os inimigos também são bastante variados, e cada um dos mundos visitados pelos protagonistas contém adversários específicos. Por fim, duas novas habilidades foram adicionadas ao moveset de Ratchet e Rivet. Shadow Dash é uma técnica que permite que os jogadores utilizem uma corrida especial para desviar de ataques. Já Hoverboot permite que os personagens planem por um curto período de tempo no ar.

Como está a apresentação do título?

O jogo é lindo e mostra bem as capacidades gráficas do PlayStation 5 — Foto: Divulgação/Sony

Nas gameplays assistidas pelo TechTudo, Ratchet & Clank: Rift Apart exibiu ótimos gráficos e uma excelente apresentação. Pelo que foi visto, os desenvolvedores utilizaram bem toda a capacidade do PlayStation 5, com modelos de personagens bem animados e com muitos detalhes. Diversos efeitos visuais foram adicionados para deixar a gameplay mais bonita, e também auxiliar o jogador durante a aventura, servindo como dicas visuais.

A música do título também recebeu uma atenção especial. Dessa vez, ela é produzida pelo cantor e compositor Mark Mothersbaugh, que a criou em conjunto com o time de desenvolvimento, adaptando-a conforme as situações da gameplay acontecem.

Por fim, Ratchet & Clank: Rift Apart oferecerá duas opções de limite de quadros por segundo, o que afetará a apresentação e jogabilidade do título. Será possível jogá-lo tanto em 30 ou a 60 quadros por segundo (fps). Cada uma das opções oferece uma experiência diferente e única.

Mais do TechTudo