Lançadores e buscadores

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Doodle exibido pelo Google nesta quarta-feira (12) homenageia o 100º aniversário de Ruth de Souza, uma das primeiras atrizes negras da história do teatro brasileiro, consagrada também na TV e no cinema.

A figura mostra um desenho da atriz ainda jovem, em frente a cortinas de um palco de teatro, ilustradas com o nome do buscador. A imagem está sendo exibida nas versões do Google para PC e celular aqui no Brasil.

Doodle do Google que homenageia o 100º aniversário da atriz Ruth de Souza está sendo exibido no Brasil — Foto: Reprodução/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ruth de Souza

Filha de um lavrador e de uma lavadeira, Ruth de Souza Pinto nasceu em 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro, e desde criança sonhava em ser atriz. Ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio na adolescência e estreou no cinema em 1948, no filme "Terra Violenta", uma adaptação da obra "Terra sem fim", de Jorge Amado — o próprio escritor a indicou para o papel.

Ruth de Souza foi pioneira ao longo da carreira, sendo a primeira atriz negra a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com o papel de uma indígena na peça "O Imperador Jones". Ela também foi a primeira artista brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, no Festival de Veneza, em 1954, na categoria de Melhor Atriz, pelo papel no filme "Sinhá Moça".

Ruth de Souza no lançamento do seu último trabalho, a minissérie "Se eu fechar os olhos", em 2018 — Foto: Reprodução/João Cotta/Globo

Na televisão, Ruth de Souza participou de mais de 20 novelas da TV Tupi, Record, Excelsior e Globo, entre elas "Os ossos do barão", "O rebu", "Sinhá Moça" e "O Clone". Seu último trabalho foi na minissérie "Se eu fechar os olhos agora", exibida em 2018 na TV Globo.

No blog dos Doodles, o Google publicou os primeiros esboços do Doodle de hoje, com traços em preto e branco da atriz. No Twitter, o perfil do Google Brasil afirmou que Ruth de Souza abriu caminhos para muitos outros artistas negros do Brasil e do mundo.

Com mais de 70 anos de carreira dedicada à dramaturgia, Ruth de Souza morreu na manhã do dia 28 de julho de 2019, aos 98 anos, no Rio de Janeiro, devido a complicações de uma pneumonia.

Com informações do Google

Veja também: Brincadeiras do Google: veja sete truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja sete truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja sete truques e jogos escondidos no buscador

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja possibilidades no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo