Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Luciana Maline/TechTudo

A Samsung decidiu retirar os celulares Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus da lista de aparelhos elegíveis para receber atualizações de segurança do sistema Android. A medida implica em falta de correções para novas vulnerabilidades descobertas na plataforma do Google, o que pode abrir caminho para ataques hackers no futuro.

O anúncio segue a posição adotada pela fabricante em fevereiro deste ano, quando o Galaxy J3 Pop, Galaxy A5 2017, Galaxy A3 2017 e o Galaxy A7 2017 – todos de 2017 – foram removidos da mesma lista.

Confira o review completo do Galaxy S8

Confira o review completo do Galaxy S8

Em contrapartida, também em fevereiro, a fabricante decidiu que as atualizações de segurança serão disponibilizadas para os dispositivos lançados a partir de 2019 por mais tempo, duplicando o prazo de updates. Ao todo, os aparelhos mais recentes da linha Galaxy receberão atualizações de segurança por até quatro anos.

O Galaxy S8 chegou ao mercado brasileiro em março de 2017 com processador Qualcomm Snapdragon 835 e sistema Android 7.0 Nougat. Ele chegou a receber duas atualizações de sistema até 2019. A remoção do dispositivo do boletim de segurança da Samsung após quatro anos marca, dessa forma, o fim da vida útil da linha.

Galaxy S8 e S8 Plus já não receberão atualizações de segurança da Samsung — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Usuários que desejam experimentar as atualizações mais recentes do Android têm a opção de usar ROMs personalizadas, que oferecem suporte para dispositivos Android mais antigos. Softwares alternativos, no entanto, além de exigir conhecimento técnico para instalação, podem colocar em risco a segurança do aparelho e, consequentemente, expor as informações do usuário.

Com informações de XDA e Droid Life

Saiba tudo sobre o Galaxy A52

Saiba tudo sobre o Galaxy A52

Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo