Telefonia

Por Thássius Veloso

Thássius Veloso/TechTudo

O próximo sistema do iPhone – o iOS 15 – terá um novo recurso que tem tudo para agradar aos brasileiros: um filtro de SMS que derruba mensagens inconvenientes. Desta forma, a Apple entra na briga com as operadoras de telefonia e empresas que enviam propagandas num formato prioritário, que ocupa toda a tela do celular.

Este tipo de mensagem é classificado como “classe 0”. Deveria ser usado para avisos importantes, como desastres naturais e situações similares, mas se tornou uma festa de propagandas indesejadas. O TechTudo apurou que a empresa está habilitando a função nos locais onde existem mais reclamações sobre spam. Além daqui, ela existe na Índia desde o iOS 14, lançado no ano passado.

iOS 15 chega aos celulares em setembro ou outubro de 2021 — Foto: Reprodução/Apple

A gigante da tecnologia explica que a nova função utiliza a inteligência artificial embarcada no iPhone para organizar os SMS em pastas. São três: promoções, transações e lixo eletrônico. As mensagens vão direto para estes ambientes e o usuário não recebe nenhuma notificação.

O incômodo com estas mensagens não é de agora e não afeta apenas os usuários de iOS, mas também de Android. Ainda em 2019, o TechTudo entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações para verificar se propagandas poderiam ser enviadas por meio do mecanismo de SMS classe 0.

Na ocasião, a agência explicou que os consumidores de serviços de telecomunicações (notadamente telefonia móvel) têm o direito “ao não recebimento de mensagem de cunho publicitário em sua estação móvel, salvo consentimento prévio, livre e expresso”. É o que diz o inciso XVIII do artigo 3º do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

FaceTime ganha melhorias no iOS 15 — Foto: Reprodução/Apple

Ainda segundo o órgão, a regulamentação não faz distinção quanto à tecnologia utilizada para o disparo de propaganda. Em outras palavras, as empresas só poderiam fazer disparos de teor publicitário com autorização do consumidor – seja por SMS classe 0 ou por SMS convencional. A nova tecnologia da Apple engloba as duas possibilidades.

O iOS 15 foi anunciado nesta segunda-feira (07) durante a conferência WWDC, destinada a criadores de aplicativos. Sua fase de testes deve seguir até setembro ou outubro, quando é esperado o lançamento do sistema para todos os donos de iPhone 6S ou posterior.

Com informações do 9to5Mac

iPhone 12 vs iPhone 11: saiba o que muda

iPhone 12 vs iPhone 11: saiba o que muda

Mais do TechTudo