Jogos de tiro

Por Fernando Braga, do home office


Battefield 2042, novo jogo da franquia da Eletronic Arts (EA), ganhou seu primeiro trailer de gameplay neste domingo (13), durante o evento da Microsoft e Bethesda na E3 2021. O título tem data de lançamento prevista para 22 de outubro e estará disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One, e PC (via Steam e Epic Games Store). O preço de Battlefield 2042 começa em R$ 249,00 para PC e chega até R$ 298,90 para consoles, na versão standard. O TechTudo participou de um evento fechado e teve acesso ao conteúdo antecipadamente. A seguir, confira nossas primeiras impressões sobre o trailer.

Entre as novidades apresentadas estão mapas, modos de jogo e a grande possibilidade de personalização. A EA também anunciou um sistema de passe de batalha. Cada temporada vai durar em torno de três meses, com recursos premium e gratuitos. Dentro desse passe, a desenvolvedora promete mais conteúdo como novos mapas, novos especialistas e todo tipo de cosméticos.

Battefiled 2042 ganha trailer de gameplay; novo jogo contará com mapas para até 128 jogadores simultâneos — Foto: Divulgação Eletronic Arts

Quais os requisitos para download do Far Cry 6 no PC? Comente no Fórum do TechTudo

A decisão nas mãos do jogador

Sem dúvidas Battlefield 2042 é o título mais dinâmico da franquia, até o momento. O jogo, baseado em um futuro próximo, traz nessa versão diversos recursos que vão tornar o combate mais versátil. Os jogadores precisarão usar toda sua habilidade para aproveitar os dispositivos da melhor forma e decidir quando e onde utilizar cada um deles.

A classe de Assalto, por exemplo, possui um acessório chamado Grappling Hook, que é uma espécie de arma que atira um gancho para permitir que o jogador escale. Dessa forma, o player poderá subir em pontos mais altos para alcançar um inimigo ou se posicionar melhor na batalha. Essa mesma classe possui uma habilidade chamada Nimble, que dá um bônus de velocidade temporário, outro recurso que deixa o jogo mais intenso.

Battlefield 2042 tem um recurso inovador na franquia que é a possibilidade de personalizar completamente os armamentos de cada soldado. Todas as quatros classes podem escolher qualquer tipo de armamento, o que gera inúmeras possibilidade de gameplay, tornando o jogador responsável por decidir como combinar cada tipo de arma com as habilidades da classe de soldado escolhida.

Em Battlefield 2042 os jogadores poderão saltar de prédios imensos, com paraquedas e wingsuits — Foto: Divulgação/Eletronic Arts

Além de decidir os equipamentos antes da partida, os jogadores terão a possibilidade de customizar as armas dentro do campo de batalha. O recurso promete deixar o game mais imprevisível, pois todos poderão alternar os acessórios das armas, o que permite mudar a jogabilidade para se adaptar a cada momento do combate.

Mapas e modo de jogo

De acordo com a EA, Battlefield 2042 terá os maiores mapas de todos os tempos com cenários de até 128 jogadores simultâneos. Para isso, a produtora usa todo o poder da nova geração de consoles aliada ao que há de melhor da engine FrostBite. Com isso, é possível ver mapas gigantescos em cidades ao redor de todo mundo com paisagens que vão de metrópoles destruídas até locais com prédios futuristas, além da Antártica.

O jogo contará com eventos aleatórios nos mapas que poderão mudar completamente o rumo das batalhas, como tornados, tempestades de areia e até lançamentos de foguetes. Para ajudar os soldados a se deslocarem, os jogadores contarão com uma Wingsuit, ou traje planador, além de um dispositivo semelhante a um tablet em que será possível solicitar veículos.

Tornados podem surgir no meio do campo de batalha e os jogadores podem usar Wingsuit para se movimentar pelo mapa — Foto: Divulgação/Eletronic Arts

O sandbox de guerra possuirá três modos de jogo, mas o único detalhado é o All-Out Warfare, uma experiência clássica da franquia onde os jogadores batalham por pontos de controle, divididos em duas equipes. Além dele, as única confirmações por enquanto são de que o segundo modo se chamará Hazard Zone e será focado em Squads, e que não haverá Battle Royale. Mais informações serão divulgadas no EA Play Live, evento parte do Summer Game Fest 2021, marcado para o dia 22 de julho.

Um ponto negativo é que, diferente de outros títulos da franquia, dessa vez o jogo não contará com o modo Campanha, onde o jogador segue uma história offline. O fato pode decepcionar muitos fãs, especialmente pela temática de BF 2042, que poderia proporcionar uma campanha interessante em um mundo caótico. Essa decisão de remover um conteúdo importante pode influenciar na hora dos fãs comprarem o jogo, pois houve um aumento considerável no preço do jogo.

Ainda há poucas imagens e informações de gameplay efetivamente, mas Battlefiled 2042 certamente pretende inovar a franquia e se aproximar da dinâmica dos concorrentes do mesmo gênero, visto pelos recursos anunciados e a possibilidade de usar as tecnologias da nova geração dos consoles.

Com informações de EA

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

5 JOGOS COM OS MODOS MAIS DIFÍCEIS

5 JOGOS COM OS MODOS MAIS DIFÍCEIS

Mais do TechTudo