Times

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Phoenix Force é a campeã do Mundial de Free Fire 2021, o World Series. A final do torneio ocorreu no último domingo (30) em Singapura e coroou o time da Tailândia como o melhor do mundo no Battle Royale da Garena. Além do título, a equipe faturou a premiação de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,6 milhões). As brasileiras LOUD e Fluxo também jogaram a final do Mundial e ficaram com a segunda e a quarta colocação na tabela de classificação, respectivamente.

A Phoenix Force tem o nome original EVOS Esports TH. No entanto, a equipe precisou mudar a sua tag de forma temporária para disputar a competição. A seguir, entenda o motivo dessa mudança e conheça a equipe que venceu o Mundial de Free Fire 2021.

Veja mais detalhes sobre a Phoenix Force (EVOS Esports TH), campeã do Mundial de Free Fire 2021 — Foto: Divulgação/Garena

Procura um smartphone bom e barato na promoção? Vem ver essa oferta do AliExpress

Conheça o time

A EVOS Esports TH é uma equipe tailandesa fundada em fevereiro de 2020 após uma fusão entre EVOS Memorial Gamer e EVOS Insight. O time foi criado pela organização da EVOS Esports, uma das maiores do cenário de esportes eletrônicos do sudeste asiático. No Free Fire, a organização EVOS ficou mundialmente conhecida graças à conquista da Free Fire World Cup 2019 com a EVOS Capital, na época com um elenco formado por jogadores da Indonésia.

Hoje em dia, a EVOS conta com duas grandes tags no Free Fire: a EVOS Divine (antiga EVOS Capital), com jogadores da Indonésia, e a EVOS Esports TH, com pro players da Tailândia. Os dois times conseguiram se classificar para o Mundial, mas o campeonato não permite que duas equipes tenham o mesmo nome. Por isso, a EVOS Esports TH foi obrigada a mudar de tag temporariamente, tornando-se Phoenix Force durante o campeonato. A organização enfrentou o mesmo problema na Free Fire Continental Series 2020: Asia, ocorrido em novembro de 2020.

EVOS Esports TH disputou o Mundial de FF 2021 com o nome de Phoenix Force — Foto: Divulgação/Garena

Line up

A EVOS Esports TH se destacou no cenário de Free Fire de sua região nos últimos meses. Contudo, o time passou por algumas mudanças até encaixar o seu elenco atual. O único jogador remanescente da formação original é Bunyarit "Lukz" Phowan. Wattipong "D_Long" Ngarmrod foi contratado dias depois da criação do time, enquanto o capitão Kitsawin "Rambo" Chanawong começo a vestir a camiseta da equipe em abril de 2020.

A formação ideal foi encontrada com as contratações de Chirasak "JOENA" Moonsarn e do astro Piyapon "TheCruz" Boonchuay, ocorridas em agosto de 2020. Com esse esquadrão, a EVOS Esports TH conquistou a Free Fire Pro League Thailand Season 3, em novembro de 2020, e ainda contratou o jogador "THEGET", em janeiro de 2021, para ajudar na conquista do bicampeonato na Free Fire Pro League Thailand Season 4, ocorrida em abril, antes da histórica participação no mundial.

Free Fire: garena permite usar antena? Comente no Fórum do TechTudo

Desempenho

A EVOS Esports TH chegou no Mundial de Free Fire 2021 sem receber tanta atenção, diferentemente de outras equipes, como as brasileiras Fluxo e LOUD. Mas a equipe tailandesa teve uma atuação exemplar na fase de grupos da Free Fire Pro League Thailand Season 4, conquistando a classificação para a final na primeira colocação com mais de 100 pontos de vantagem para a segunda colocada, a King of Gamers Club. Porém, o título da liga tailandesa veio de forma um pouco mais dramática.

Após cair na sétima colocação na primeira queda da final, a EVOS Esports TH foi obrigada a correr atrás do prejuízo para superar suas rivais diretas. A equipe conseguiu manter uma boa regularidade, mas apenas na última queda que o BOOYAH! chegou e foi acompanhado com mais 11 eliminações. Dessa forma, ela chegou aos 77 pontos e ficou com o título, superando a Attack All Around, vice-campeã, por apenas quatro pontos.

EVOS Esports TH é bicampeã da Free Fire Pro League Thailand — Foto: Divulgação/EVOS Esports

Com o título da liga tailandesa, a EVOS Esports TH avançou diretamente para a final do World Series. Assim, como Phoenix Force, os tailandeses estrearam no Mundial sem status de favoritos, mas mostraram a que vieram logo na primeira queda. Em uma aula de posicionamento, rotação e de trocas em Bermuda, a Phoenix Force conquistou o BOOYAH! e mais 11 abates. Não satisfeita, ela repetiu a mesma atuação, dessa vez em Kalahari. Por fim, o time fez uma partida incrível em Purgatório, com um BOOYAH! e seis abates, colocando os tailandeses com uma vantagem gigantesca na liderança da competição e confortável para jogar as quedas seguintes.

Nesse momento, todas as atenções se voltaram para a Phoenix Force. Não apenas para seus números, mas também para o belo Free Fire apresentado pelos jogadores. Ao final das seis quedas, a Phoenix Force ainda chegou ao seu quarto BOOYAH, acumulou 48 abates e fez 113 pontos na tabela de classificação, 36 pontos a mais que a segunda colocada LOUD. Com Piyapon "TheCruz" Boonchuay sendo eleito o MVP (Most Valuable Player) do Mundial, com 23 abates ao todo, a Phoenix Force conquistou o título de forma incontestável.

Phoenix Force (EVOS Esports TH) levantando a taça do Mundial de Free Fire 2021 — Foto: Divulgação/Garena

Com informações de Liquipedia

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

*Nota de transparência: Aliexpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Free Fire: veja cinco dicas para subir capa e jogar melhor

Free Fire: veja cinco dicas para subir capa e jogar melhor

Mais do TechTudo