Jogos de corrida

Por Lucas Soares, do Home Office


F1 2021, jogo oficial da famosa competição de corrida, terá seu lançamento em 16 de julho de 2021. O game é desenvolvido pela Codemasters e EA Sports (EA) e chega ao PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X / Series S e PC (Steam). O TechTudo participou de um evento fechado no último dia 25 e conheceu o jogo antecipadamente. Entre as principais novidades do novo título da franquia está o modo campanha Ponto de Frenagem (Breaking Point), que traz uma história completa e que promete ser acessível para jogadores de todos os níveis.

Outro destaque é o modo dois players, que permite entrar em competições em duplas e compartilhar conquistas. O jogo ainda aposta em som 3D otimizado para os consoles de última geração e promete gráficos com mais qualidade de imagem com o uso do Ray Tracing. Conheça, a seguir, os principais destaques e novidades do novo título oficial da Fórmula 1.

F1 2021: jogo da Fórmula 1 recebe modo com história completa e para jogar com amigos — Foto: Divulgação/EA

Qual é o melhor jogo de corrida para PS4? Comente no Fórum do TechTudo

Modos, história e jogabilidade

O Ponto de Frenagem (Breaking Point) é um dos principais destaques do novo game. Além de investir em efeitos especiais e gráficos, o modo campanha traz uma história completa para os jogadores concluírem. Apesar do foco ser no protagonista Aiden Jackson, corredor profissional de Fórmula 1, outros personagens também aparecem no enredo e se destacam, como Casper Akkerman, que luta para se manter no esporte profissional.

Vale ressaltar também que outras pessoas envolvidas no esporte, como membros do time e equipe da manutenção, participam da história. Na sala do motorista, é possível encontrar ainda um painel com mídia social, feed de notícias, ligações, além de e-mails do personagem. Como é tradicional no esporte, existem interações com a imprensa e comentários durante as transmissões das partidas.

Jogo conta com modo que promete imersão na história de um corredor de F1 — Foto: Divulgação/EA

No modo, o player pode escolher entre cinco times: Racing Point, Aston Martin, Alpha Tauri, Alfa Romeo, Hass and Williams. Existe ainda a opção de jogar no modo padrão, casual e expert, o que interfere no nível de dificuldade das corridas, oferecendo mais oportunidades para aqueles que querem elevar os desafios do game. Para iniciar a história, é possível escolher entre as temporadas F2 2019, F1 2020 e F1 2021.

No evento, os desenvolvedores também apresentaram o 2 Player Career (carreira com dois jogadores). Neste modo, é possível competir com um amigo e dividir as conquistas, ou até mesmo desafiar o seu companheiro de time. Vale lembrar que a personalização dos carros e toda a interação com outros elementos do jogo como a imprensa, por exemplo, também estão disponíveis nesse modo.

Será possível também acompanhar a temporada real das corridas. No modo Real-Season Start o player pode, por exemplo, escolher iniciar sua campanha com os resultados do último fim de semana. A grande vantagem desse modo, além da imersão com o que acontece aqui fora, é que é possível começar de qualquer ponto da temporada com as classificações do piloto em tempo real.

Jogadores podem participar de cenários que simulam as competições da vida real — Foto: Divulgação/EA

Personalização

Para os que gostam de personalização, os desenvolvedores adicionaram novas formas de comemoração da vitória, com dancinhas e gestos que podem ser escolhidos pelos usuários. Existem ainda mais opções de decoração e combinação para o seu carro e piloto, como, por exemplo, stickers personalizados, o que torna o visual de cada player único.

Outra novidade é a Rádio da Vitória. Nela, os players podem escolher entre os gritos e cânticos disponíveis, que é um jeito de agradecer aos fãs e admiradores, algo muito comum nas competições na vida real.

Novas opções de personalização também estão disponíveis — Foto: Divulgação/EA

Melhorias em relação à edição anterior

Na edição de 2020, o grande destaque foi o My Team (Meu Time), modo em que o jogador é piloto e dono da sua própria equipe. Em F1 2021, os desenvolvedores adicionaram o Departament Events, uma área no jogo em que as pequenas decisões podem determinar o sucesso ou fracasso da sua equipe. Comprar ou não um equipamento, fazer ou não um upgrade do carro, são decisões que podem ser cruciais para o seu desempenho durante a temporada.

Outro destaque vai para as tarefas no jogo. Antes era necessário realizar muitas atividades para conseguir ganhar descontos em carros ao completar objetivos secundários, mas houve uma reestruturação para que as recompensas cheguem mais cedo. Além disso, existe ainda o modo "Prática rápida" onde os jogadores podem treinar suas habilidades.

As estatísticas do piloto também mudaram e ganharam novas influências. Agora, o desempenho durante as corridas impacta ainda mais na motivação e valor de mercado do profissional. Até mesmo a forma como ele responde aos questionamentos para a imprensa tem suas consequências para o jogo.

Desempenho nas competições, melhorias no carro e até forma de tratar a imprensa podem interferir no desempenho nas corridas — Foto: Divulgação/EA

Mais imersão em consoles de última geração

Os desenvolvedores adicionaram algumas ferramentas que prometem fazer a diferença na imersão do jogo nos consoles de última geração. O game tem suporte à tecnologia Ray Tracing, presente tanto no Xbox Series X quanto no PlayStation 5. Isso permite gráficos melhorados que são visíveis principalmente em cenários de chuva e nas competições durante a noite.

Nesses consoles, o F1 2021 também não deve ter tela de carregamento, o que permite aos players trocar de modo de jogo sem ter que esperar nada por isso. Já no PS5, o game tem suporte ao Addaptative Trigger, função do console que permite sentir o impacto com muito mais precisão. Essa ferramenta é perceptível principalmente no momento de batida e freio do carro.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale a pena comprar um PS4 em 2021?

Vale a pena comprar um PS4 em 2021?

Mais do TechTudo