Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Facebook revelou, nesta quarta-feira (2), novidades na comunicação de empresas com os clientes por meio das redes sociais da empresa, incluindo WhatsApp, Instagram e Messenger. Os anúncios, feitos durante a F8 Refresh, conferência anual para desenvolvedores, passam por facilidades no uso do WhatsApp Business, novas possibilidades de interação via Instagram e Messenger, além de novos serviços em realidade aumentada.

Realizada anualmente desde 2007, a F8 costuma reunir presencialmente desenvolvedores de todo o mundo durante uma semana para a realização de conferências sobre a rede social. Em 2020, no entanto, o evento foi cancelado devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, a F8 dura apenas um dia, de forma 100% online, e por isso recebeu o nome de F8 Refresh. Confira, a seguir, os principais anúncios do Facebook para os serviços da empresa.

Facebook F8 Refresh anuncia novidades para empresas no Instagram e no WhatsApp — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Como funciona a pesquisa do Facebook? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Facilidades na comunicação entre empresas e usuários

O Facebook está liberando possibilidades que prometem aprimorar a forma como os usuários dos aplicativos se comunicam com as empresas dentro das plataformas. Uma das novidades é a modernização do processo de utilização da API do WhatsApp Business, que antes levava semanas para ser acessada e passará a ser liberada em cinco minutos.

Além disso, as empresas poderão ter mais opções de comunicação com os clientes, podendo enviar atualizações sobre as compras, avisar pessoas sobre quando um item estará de volta no estoque, entre outras possibilidades. As mensagens automáticas também ganharão novos recursos, como a novidades na interação com chatbots, menu de até dez opções para respostas automáticas e botão de "Responder", para que os usuários possam escolher as opções com apenas um toque.

WhatsApp Business terá mais opções de interação com clientes — Foto: Divulgação/Facebook

A API do Messenger, liberada na F8 de 2016, agora também está disponível no Instagram para todos os desenvolvedores — isso se deve à integração completa entre as plataformas, liberada recentemente. A abertura da API permitirá que as empresas utilizem todos os recursos de interação já existentes no mensageiro também no Direct do Instagram para interagir com os seguidores ou novos clientes.

Contato com clientes durante login

A possibilidade de fazer login em aplicativos de terceiros usando as credenciais do Facebook ganhará uma nova possibilidade. Com a "Conexão de Login com o Messenger", os clientes poderão trocar mensagens com as empresas diretamente do fluxo de login, oferecendo um atendimento inicial de forma ainda mais antecipada.

Segundo o Facebook, durante os testes deste recurso, mais de 70% dos usuários permitiram o contato das empresas por meio desta modalidade. Por enquanto, a função está em um beta fechado e será liberada para todos os desenvolvedores nos próximos meses.

Facebook Business Suite poderá receber extensões de terceiros

O Facebook Business Suite, plataforma de gerenciamento de páginas e contas do Facebook, Instagram e Messenger, lançada no ano passado, poderá receber ferramentas criadas por empresas externas. A ferramenta permitirá que desenvolvedores adicionem extensões ao serviço que podem facilitar a administração dos negócios online.

Facebook Business Suite permite gerenciar Facebook, Instagram e Messenger — Foto: Divulgação/Facebook

Os desenvolvedores poderão aplicar suas criações em uma nova página, chamada "Extensão do Facebook para Empresas", em que será possível exibir seus programas e oferecê-las para outros usuários. O Facebook revela que convidará desenvolvedores para aumentar esse ecossistema de aplicativos nos próximos meses.

Realidade aumentada em videochamada

O Spark AR, plataforma de criação de realidade aumentada (RA) do Facebook, ganhou uma nova API Multipeer. Com ela, será possível construir efeitos que proporcionarão uma experiência em RA entre vários participantes de uma mesma chamada. Como exemplo, o Facebook afirmou que será possível simular que todos os usuários estarão ao redor de uma mesma fogueira.

Isso poderá ser aplicado, na prática, de diversas maneiras, como oferecendo suporte a jogos leves, momentos comemorativos e novas experiências em realidade aumentada em chamadas de vídeo no Messenger e no Instagram. O Spark AR está com inscrições abertas para versões beta de videochamadas em realidade aumentada.

Linguagem padrão de Inteligência Artificial

O Facebook anunciou aos desenvolvedores que está tornando o PyTorch sua linguagem padrão para construção de modelos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning). Criada em 2016, a estrutura possui hoje um ecossistema capaz de otimizar a experiência dos desenvolvedores e pesquisadores. Segundo o Facebook, qualquer desenvolvedor, iniciante ou profissional, pode começar a utilizar a linguagem.

Investimentos para mulheres

O Facebook também revelou que está investindo US$ 250 mil (cerca de R$ 1,9 milhão, em conversão direta) na Girls in Tech, uma organização global com foco na diversidade, educação e capacitação de mulheres interessadas em tecnologia. A ONG tem sede em São Francisco, nos Estados Unidos, mas possui atuação em todo o mundo. O valor será utilizado para acelerar o crescimento da instituição e das participantes, por meio da construção de habilidades e inclusão no mercado de trabalho.

Veja também: Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Mais do TechTudo