Internet

Por Eduardo Bartkevihi, do Home Office


O Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado nesta segunda-feira (28), carrega uma importante representação para a comunidade LGBT. Nesta data de celebrações, o envio de cartões e frases sobre o orgulho que ressaltem essa luta e fortaleçam a bandeira LGBT são bem comuns como forma de homenagem nas redes sociais. Diversos aplicativos gratuitos para celulares Android e iPhone (iOS) disponibilizam imagens, layouts customizáveis e frases LGBT para ajudar a fazer uma publicação sobre o orgulho gay.

Este ano também comemora-se uma década do reconhecimento de uniões homoafetivas como entidades familiares pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que configurou uma grande conquista na luta por direitos e um maior reconhecimento perante a sociedade brasileira.

Design de Dia do Orgulho LGBT feito no Canva para comemorar o 28 de junho — Foto: Reprodução/TechTudo

A plataforma Canva fornece diversos formatos de publicação — feed do Instagram e status do WhatsApp, por exemplo — com diferentes tipos de mensagens LGBT para serem editadas. O programa disponibiliza uma categorização dos conteúdos de acordo com os formatos desejados, e os usuários podem inserir textos, modificar cores, adicionar elementos e imagens para ilustrar frases de orgulho LGBT.

Há, também, cartazes e cartões que podem ser enviados de modo particular para pessoas queridas. Ao final das edições, é possível salvar os arquivos para enviá-los aos remetentes. O Canva pode ser acessado pela sua versão web ou em aplicativos para fazer imagens LGBT e celebrar o Dia Internacional do Orgulho.

Outros recursos também podem ser utilizados para customizar e criar homenagens. O aplicativo PostMuse é um editor de imagens utilizado na criação de posts para o Instagram. Dentro dos seus recursos, é possível utilizar imagens, inserir textos, filtros, emojis e elementos para editar a sua imagem. O app está disponível para Android e iPhone (iOS).

PostMuse fornece fotos para fazer posts com frases LGBT no Dia do Orgulho (28/06) — Foto: Reprodução/TechTudo

Por que 28 de junho é Dia Internacional do Orgulho LGBT?

O Dia Internacional do Orgulho LGBT, que completa 52 anos de existência, foi estabelecido por conta da rebelião de Stonewall. Em um bar em Nova York, chamado Stonewall Inn, a comunidade LGBT se rebelou contra a repressão preconceituosa da polícia e reivindicou seus direitos civis, realizando uma marcha pelas ruas da cidade americana. O ato tomou uma proporção imensa e legitimou a luta da comunidade LGBT.

A partir desta data, o dia 28 de junho se tornou o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em que diversos atos são realizados buscando reafirmar os direitos da comunidade LGBT e fortalecer a luta contra os preconceitos que ainda são bastante presentes na sociedade.

Canva: saiba tudo sobre o aplicativo de edição

Canva: saiba tudo sobre o aplicativo de edição

Mais do TechTudo