Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


GTA Online terá seus serviços encerrados no PlayStation 3 e Xbox 360 em 16 de dezembro de 2021, assim como serviços online de outros títulos da Rockstar Games da geração passada, como Max Payne 3 e L.A. Noire. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pela companhia e cita apenas as atualizações para outras versões do jogo como motivo da desativação. GTA 5 e GTA Online estão disponíveis para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC, com novas versões melhoradas para PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S planejadas para o final do ano.

GTA Online é um modo multiplayer online de GTA 5 no qual jogadores podem criar seu próprio personagem e adquirir fortuna para usufruir de luxos, como carros potentes e apartamentos caros. A moeda virtual GTA$ também é usada para financiar crimes no jogo, como equipamentos militares para realizar grandes assaltos. Desde 2015 as versões do PlayStation 3 e Xbox 360 já não recebiam novos conteúdos em GTA Online devido a limitações de segurança e espaço em disco.

Após 8 anos, GTA Online será encerrado no PlayStation 3 e Xbox 360, mas a campanha de GTA 5 permanecerá jogável — Foto: Divulgação/Rockstar

GTA é a franquia de maior sucesso atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

A versão para PS3 e Xbox 360 de GTA 5 foi lançada em setembro de 2013 e terá oito anos quando for desativada. Em 16 de setembro os cartões de dinheiro virtual, GTA$ Shark Cards, deixarão de ser vendidos. Já em 16 de dezembro, todo o serviço será encerrado, inclusive as estatísticas de jogadores no Rockstar Social Club. Não será possível transferir o progresso ou a moeda virtual para outras plataformas, tampouco pedir reembolso caso ainda haja dinheiro na conta do usuário. O desligamento de GTA Online não afetará a campanha single player de GTA 5.

Já Max Payne 3 e L.A. Noire para PlayStation 3 e Xbox 360 não terão mais suporte ao serviço de estatísticas do Rockstar Social Club a partir de 16 de setembro. Assim como em GTA 5, o desligamento das funções online não afetará o funcionamento da campanha single player de ambos os jogos.

Com informações de Gematsu, Rockstar, VG247, Forbes

Jogos anunciados na E3 2021: veja os melhores

Jogos anunciados na E3 2021: veja os melhores

Mais do TechTudo