Jogos de estratégia

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


League of Legends (LoL) e TeamFight Tactics (TFT) recebem o patch notes 11.12 nesta quarta-feira (9). A grande novidade da atualização será a chegada do aguardado rework do Dr. Mundo, o Louco de Zaun. O campeão receberá enormes mudanças em seu visual, nas habilidades, em todas as suas skins e também na sua lore dentro do universo do MOBA. Já TFT ganhará novidades no arsenal de itens, modificações em algumas características e em seu balanceamento padrão. Confira, a seguir, mais detalhes sobre a atualização 11.12 dos jogos da Riot Games.

Patch notes 11.12: League of Legends terá rework do Dr. Mundo, enquanto TFT ganha novidades no arsenal de itens — Foto: Divulgação/Riot Games

Como ter mais FPS no League of Legends? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

League of Legends

O Dr. Mundo receberá seu rework na atualização 11.12 e, por isso, terá a atenção voltada para suas novas habilidades. Duas delas não receberão tantas mudanças, são elas: o Cutelo Infectado (Q), que passará a se chamar "Serra Infectada", e a ultimate Sadismo (R), que terá o nome modificado para "Dosagem Máxima".

As mudanças mais impactantes ocorrerão em sua passiva (Injetar Adrenalina) e nas habilidades Agonia Ardente (W) e Masoquismo (E). A passiva ganha o novo nome "Vai para onde quer". Com ela, o Dr. Mundo receberá um recipiente químico sempre que for atingido um controle de grupo. Caso pegue o recipiente, o personagem recuperará parte da vida e reduzirá o tempo de recarga da passiva, no entanto os adversários poderão quebrar o objeto antes que o jogador chegue até ele.

Já a Agonia Ardente (W) passará a se chamar "Choquinho Cardíaco". Com essa habilidade, Dr. Mundo se eletrocutará, causará dano a inimigos próximos e acumulará Vida Cinza. Depois, ele poderá explodir o Choquinho Cardíaco e, se causar dano, curar essa Vida Cinza. Já o Masoquismo (E) será o "Traumatismo". Ela dará dano de ataque adicional passivamente ao Dr. Mundo, que aumentará com base na vida perdida. Seu ativo fará com que o personagem golpeie o adversário com sua ''maleta médica'', causando Dano Físico com base na própria vida perdida e lançando-o para outros adversários ao redor, caso ele seja abatido.

Além das mudanças nas habilidades, Dr. Mundo ganhará nova história e skins — Foto: Divulgação/Riot Games

Assim como o visual da skin base e das demais skins do Dr. Mundo no jogo, todas as suas artes também serão atualizadas. Por fim, sua nova história o tornará um autoproclamado médico que executa procedimentos antiéticos, que ele mesmo já havia sofrido, em outros pacientes e aterroriza a todos que vagueiam nas proximidades de seu consultório em Zaun.

A nova atualização do League of Legends não será resumida apenas em Dr. Mundo. O balanceamento também será realizado no patch 11.12 e modificará um total de 16 campeões. Entre eles, destacam-se o Aphelios, que receberá um aumento em sua resistência mágica e no seu dano de ataque, e alguns ajustes na Severum (Pistola-Foice) e na Crescendum (Chakram). Além disso, Udyr será enfraquecido após se tornar uma escolha muito frequente no competitivo do LoL. Veja, na tabela abaixo, todos os campeões que sofrerão mudanças na atualização:

Patch 11.12 - Balanceamento no League of Legends

Buff Nerf Ajustes
Draven Gnar Aphelios
Hecarin Kai'sa Talon
Illaoi Nasus -
Jarvan IV Renekton -
Malphite Udyr -
Rammus Varus -
Ziggs Wukong -

O Patch 11.12 ainda terá novas skins com a temática Pool Party, que chega ao Brasil como Curtindo o Verão. Dessa vez, apenas dois campeões serão agraciados com novas skins, o Braum e o Sett. Essa temática é uma das mais conhecidas no League of Legends e conta com dezenas de campeões skins nesse estilo, como Caitlyn, Renekton, Lee Sin, Jarvan IV, Heimerdinger e Orianna.

Braum e Sett ganham skins no estilo Curtindo o Verão — Foto: Divulgação/Riot Games

TeamFight Tactics

A grande novidade no TeamFight Tactics no novo patch está nos bônus, com um total de seis características. O Escaramuçador ativa sua habilidade no começo do combate e recebe bônus de ataque a cada segundo. Já o Regenerador recupera vida a cada segundo e também a mana, caso a vida esteja cheia. Enquanto isso, o Caçador de Dragão conta com bônus de poder de habilidade que é ativado quando ele elimina uma unidade com, pelo menos, 1,4 mil de vida.

Além deles, o Encouraçado concede armadura para todos os seus aliados. Já o Regressado retorna à vida após morrer uma vez e conta com acréscimo no dano causado e recebido após a passiva ser ativada. Por fim, o Enfeitiçador conta com bônus de poder de habilidade, que é aumentado a cada vez que um campeão utiliza uma habilidade.

Confira os números de cada bônus na tabela abaixo. Vale lembrar que para ativar o poder total dessas características, é necessário encontrar os itens com Espátula, o que pode ser uma tarefa bastante difícil, mas recompensadora.

Patch 11.12 no TFT - Mudanças nas Características

Característica Dois Campeões Três Campeões Quatro Campeões Seis Campeões Nove Campeões
Escaramuçador - Escudo de 25% da vida máxima + 3 de dano de ataque - Escudo de 40% da vida máxima + 6 de dano de ataque Escudo de 60% da vida máxima + 10 de dano de ataque
Regenerador 3% de vida ou de mana recuperados a cada segundo - 6% de vida ou de mana recuperados a cada segundo 10% de vida ou de mana recuperados a cada segundo -
Caçador de Dragão 30 de poder de habilidade para os Caçadores de Dragão e 20 para o time - 80 de poder de habilidade para os Caçadores de Dragão e 60 para o time 140 de poder de habilidade para os Caçadores de Dragão e 100 para o time -
Encouraçado 40 de armadura para todos os aliados 90 de armadura para todos os aliados 180 de armadura para todos os aliados - -
Regressado Revive com 10% de vida Revive com 40% de vida Revive com 100% de vida - -
Enfeitiçador 20 de poder de habilidade + 2 de poder de habilidade bônus - 50 de poder de habilidade + 5 de poder de habilidade bônus 80 de poder de habilidade + 8 de poder de habilidade bônus -

Outra mudança grande que o TFT receberá é um rework no sistema de arsenal. Nele os jogadores tem a chance de obter componentes sombrios ou comuns durante a partida. Porém, a partir do patch 11.12, será possível obter um item adicional, que podem ser consumíveis, espátulas, componentes e emblemas. Na tabela abaixo, veja os estágios que serão distribuídos itens sombrios ou regulares, e os itens bônus do arsenal:

Patch 11.12 no TFT - Sistema de Arsenal

Estágio Itens
2-2 Um componente comum ou um componente sombrio
3-2 Um componente comum ou um componente sombrio
4-2 Chance de receber um item adicional
5-2 Chance de receber um item adicional
6-2 Chance de receber um item adicional
7-2 Chance de receber um item adicional

O TFT também terá seu balanceamento padrão na atualização. A Riot Games vem tentando diminuir a força de determinados carregadores no game, mas três campeãs acabaram por se destacar em seus nerfs: Katarina, Riven e Kayle. Katarina terá redução no seu dano de ataque quando estiver com três estrelas, enquanto a Riven sofrerá diminuição no seu bônus de dano de ataque. Enquanto isso, serão necessários 10 ataques para ativar o bônus de invencibilidade de Kayle, que atualmente é sete.

Outros campeões, características e itens receberão buffs no patch 11.12, como Lissandra, Vayne, Escaramuçador e a Sedenta por Riscos. A seguir, confira a tabela com todas as mudanças de balanceamento dessa atualização:

Patch 11.12 no TFT - Balanceamento (Campeões, Características e Itens)

Buff Nerf Ajustes
Lissandra Ziggs LeBlanc
Vayne Brand Karma
Vladimir Hecarin Zyra
Nautilus Katarina Manopla Adornada
Sejuani Riven -
Thresh Nunu -
Jax Kayle -
Emissário da Luz Abominação -
Redimido Sedenta por Sangue -
Escaramuçador - -
Cajado do Arcanjo - -
Cajado do Arquidemônio da Imortalidade - -
Sedenta por Riscos - -
Mão da Justiça - -
Centelha Iônica - -

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com informações de Riot Games (1 e 2), PCGamesN, Dexerto e Dot Esports

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

League of Legends; confira o nosso guia completo para iniciantes

Mais do TechTudo