Por Bruno Magalhães e Tainah Tavares, para o TechTudo


A Microsoft e Bethesda apresentou 30 jogos neste domingo (13) na E3 2021, dos quais 27 chegam para o Xbox Game Pass. A conferência, que começou às 14h, no horário de Brasília, era uma das mais aguardadas da feira e revelou Starfield, game exclusivo para Xbox Series X/S e PCs, além de novidades para Halo Infinite, Forza Horizon 5 e Age of Empires IV. Outros destaques foram Back 4 Blood, Psychonauts 2, Stalker 2, Hades, e Sea of Thieves, que ganhou uma DLC com crossover com a franquia de filmes Piratas do Caribe. Veja, a seguir, um resumo da conferência.

A conferência da Microsoft com a Bethesda aconteceu em conjunto pois a criadora do Xbox comprou a produtora em setembro de 2020. Os anúncios foram transmitidos ao vivo pelas contas do Xbox na Twitch, YouTube, Twitter e Facebook.

Starfield foi um dos grandes destaques da Microsoft — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

Nintendo Switch Pro vai ser anunciado na E3? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

O evento da Microsoft era, sem dúvidas, o mais aguardado da E3 2021. A conferência começou lembrando o aniversário de 20 anos do Xbox e algumas franquias que fizeram e fazem sucesso no console.

Starfield foi o primeiro game apresentado. Três anos após sua revelação oficial, o jogo recebeu o primeiro teaser de gameplay durante a conferência do Xbox na E3 2021. Dos criadores de Skyrim e Fallout 4, o título se passa a 100 anos no futuro e é o primeiro universo novo da Bethesda em 25 anos. Seu lançamento está confirmado para 11 de novembro de 2022 como um exclusivo para consoles Xbox e Windows 10. Os assinantes Xbox Game Pass já terão acesso a ele a partir do dia do lançamento, como é de costume dos jogos Microsoft Studios.

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl chega primeiro aos consoles Xbox e PC em 22 de abril de 2022 e é descrito como uma verdadeira experiência de nova geração, com gráficos em resolução 4K e efeitos de raios traçados. Situado em Chernobyl, o jogo segue a fórmula de tiro em primeira pessoa (FPS) e, embora apresente confrontos contra humanos, também brinca com elementos sobrenaturais em uma terra assolada pela radioatividade.

Stalker 2 é situado em Chernobyl — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

A apresentação seguiu com mais tiros e criaturas assustadoras, mas desta vez contra zumbis. Black4Blood será um FPS co-op de quatro players que precisão enfrentar hordas para sobreviver. Dos criadores de Left 4 Dead, o game também terá modos extras contra jogadores e zumbis e tem lançamento marcado para 12 de outubro de 2021 para Xbox Series S/X, Xbox One e PCs, e os assinantes do Xbox Game Pass poderão aproveitá-lo já no dia do lançamento.

Contraband ganhou uma apresentação breve, e chega para Xbox Series S/X, Xbox One e PC. Já Sea of Thieves teve um DLC gratuito anunciado: Sea of Thieves - A Pirates Live. Desta vez, a desenvolvedora Rare anunciou uma colaboração com a franquia de sucesso da Disney, Piradas do Caribe. O trailer de gameplay apresentou personagens conhecidos, incluindo o capitão Jack Sparrol e o vilão Davy Jones interagindo com o universo do game. O conteúdo trará uma história original e estará disponível de graça já a partir de 22 de junho.

Piradas do Caribe vira CLD em Sea of Thieves — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

Yakuza Like a Dragon, que agora está disponível no Gamepass, ganhou um trailer novo. Mas foi Battlefield 2042, anunciado na última semana pela EA, que ganhou uma gameplay e impressionou. O vídeo destacou cenários vastos e muitos veículos de combate como é tradição da franquia, mas a grande novidade são os cataclismos que podem acontecer durante as partidas. O vídeo trouxe, por exemplo, um tornado se formando em tempo real na cidade e tempestades de areia para oferecer um campo de batalha em constante evolução.

O jogo chega ao PC e consoles já em 22 de outubro. O título tem data de lançamento prevista para 22 de outubro e estará disponível para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One, e PC (via Steam e Epic Games Store).

Battlefield 2042 ganha trailer inédito — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

A desenvolvedora Double Fine Productions apresentou um novo trailer de gameplay do carismático Psychonauts 2, incluindo momentos de exploração, interação com seu elenco de personagens e breves momentos de combate ao estilo de plataforma 3D. O game chega em 25 de agosto nos consoles Xbox e PC.

Psychonauts 2 chama atenção na E3 2021 — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

Mais jogos da Bethesda no Xbox Game Pass

A Bethesda aproveitou a conferência para confirmar a vinda de mais jogos do seu catálogo ao Xbox Game Pass, o serviço de assinatura dos consoles Xbox e Windows 10. Entre os nomes estão títulos populares como The Evil Within, Dishonored, a franquia The Elder Scrolls e DOOM Eternal, que receberá uma atualização de nova geração gratuita com melhorias gráficas e de desempenho em 29 de junho.

Vários jogos da Bethesda estão a caminho do catálogo do Xbox Game Pass no PC e consoles — Foto: Divulgação/Bethesda

Um dos grandes sucessos de 2020 e que concorreu a múltiplos prêmios de Melhor Jogo do Ano e Melhor Jogo Indie, Hades foi confirmado para consoles Xbox durante a conferência. Seu lançamento acontece já em 13 de agosto e os assinantes Xbox Game Pass poderão aproveitá-lo no mesmo dia, sem custos adicionais.

Halo Infinity, um dos anúncios mais aguardados do evento, finalmente ganhou uma previsão de lançamento: até o fim de 2021. A apresentação também exibiu imagens da gameplay, que trouxe gráficos que impressionaram. Vale lembrar que o game teve seu lançamento atrasado justamente para que o seu visual pudesse ser melhorado. A Microsoft também informou que a Cortana inteligência artificial foi deletada do game, que o seu modo multiplayer será grátis e que o game chega para o GamePass já em seu lançamento.

A Plague Tale: Innocence, da Focus Home Interactive e Asobo Studio, teve uma sequência confirmada para 2022. O jogo se chama A Plague Tale: Innocence e ainda não teve maiores detalhes confirmados, mas o trailer cinematográfico foi apresentado durante a conferência. Os assinantes do Xbox Game Pass também poderão aproveitá-lo no lançamento sem custos adicionais nos consoles Xbox, Windows 10 e xCloud.

Replaced é um novo jogo que chega em 2022 e traz uma estética em pixel art que mistura cenários tridimensionais. Ele é descrito como um jogo de ação e plataforma 2.5D em um universo Sci-Fi e "retro-futurista", ambientado nos anos 80 alternativos, e chamou muita atenção pela sua direção artística. O game apresenta combates corpo a corpo e trechos de exploração 2D, incluindo momentos em que é preciso escalar obstáculos.

Novo jogo dos mesmos criadores de Suikoden, Eiyuden Chronicles recebeu o primeiro vídeo de gameplay estendido durante a conferência do Xbox. Previsto apenas para 2023, o jogo é um RPG japonês que traz batalhas por turnos e cuja premissa é construir um exército de personagens ao longo da jogatina — cada um com suas habilidades e proficiências únicas. Além disso, um spin-off chamado Eiyuden Chronicle: Rising, que trás combate em tempo real sob uma perspectiva 2D, foi revelado e está previsto para 2022.

A versão remasterizada de Diablo 2 também teve imagens do gameplay reveladas e chega no dia 23 de setembro de 2021. Já Plague Tales Requiem será lançado em 2022.

Far Cry 6, que foi destaque na apresentação da Ubisoft deste sábado (12), ganhou imagens inéditas da gameplay. Como anunciado anteriormente, o título chega no dia 7 de outubro de 2021 para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series X, Google Stadia e PC (Epic Games Store e Steam).

A aguardada sequência da franquia de estratégia em tempo real da Microsoft, Age of Empires IV recebeu um novo trailer de gameplay que confirma o lançamento para 28 de outubro. O vídeo também destacou seus diferentes tipos de conflitos com figuras históricas como Joana d'Arc , além de mostrar infantarias, batalhas navais e muito mais.

Age of Empires IV também ganhou um novo trailer — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

O trailer de anúncio de The Outer Worlds 2 também foi exibido durante a conferência, mas não trouxe cenas de gameplay e sequer há uma previsão de lançamento. Aparentemente, o projeto ainda está em estágio muito inicial de desenvolvimento. Ele está confirmado para consoles Xbox, Windows 10 e Xbox Cloud Gaming pelo Game Pass.

Flight Simulator também deu as caras na apresentação com um trailer inédito. O simulador de voos, famoso por seus gráficos realistas, exibiu diferentes modelos de aeronaves em cenários famosos do mundo, como Nova Iorque e o Monte Everest. O título vai receber ainda uma DLC de Top Gun no dia 27 de julho.

Flight Simulator ganha novo trailer na E3 2021 — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

A famosa franquia de corrida da Turn10 Studios e Playground Games retorna em 9 de novembro com Forza Horizon 5, que agora adota o México como palco das corridas em altíssima velocidade. O jogo chega ao Xbox One, Xbox Series X/S e Windows 10 e chama a atenção pelos seus gráficos fotorrealistas, possíveis sobretudo graças à nova geração de consoles.

Forza Horizon 5 será no México — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

Os jogadores poderão correr por florestas densas, desertos repletos de cactus, cidades que são representações fieis às da vida real e até mesmo nos arredores de vulcões. Os jogadores também podem aproveitar minigames no modo multiplayer, incluindo um com foco em destruir pinhatas espalhadas pelas pistas. Além disso, os jogadores também poderão criar suas próprias corridas e modos de jogo, incluindo pistas malucas que remetem à série Trackmania. O game também chega para o GamePass já em seu lançamento.

O estúdio Arkane, de Dishonored e Prey, apresentou uma nova propriedade intelectual exclusiva para Xbox: Redfall. A Microsoft o descreveu como um jogo de tiro em mundo aberto imersivo que pode ser jogado sozinho ou com amigos. O trailer cinematográfico destaca vários personagens com poderes especiais, típicos dos jogos da companhia, guerreando com entidades vampirescas, mas detalhes de gameplay ainda não foram revelados.

RedFall fechou a conferência da Microsoft na E3 2021 — Foto: Reprodução/Xbox & Bethesda Games Showcase

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que esperar da E3 2021?

O que esperar da E3 2021?

Mais do TechTudo