Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O Nintendo 64 completa, nesta quarta-feira (23), 25 anos do seu lançamento oficial no Japão. O console da Nintendo, lançado no ocidente no dia 26 de setembro do ano de 1996, o console logo chegou ao Brasil e foi responsável por levar aos fãs de jogos eletrônicos títulos icônicos, como Super Mario 64, Mario Kart 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007, Super Smash Bros., Star Fox 64, Perfect Dark, entre outros. O Durante o período em que foi produzido, o Nintendo 64 vendeu mais de 32 milhões de unidades e contou com 388 games lançados para sua biblioteca. Relembre, a seguir, o sucesso do console.

Nintendo 64 faz 25 anos nesta quarta-feira (23) — Foto: Divulgação/Nintendo

Retrogames.cc é confiável para jogar? Comente no Fórum do TechTudo

O trabalho de desenvolvimento do console começou em 1993, quando a máquina ainda era conhecida como "Project Reality". O nome "Nintendo 64" foi dado pelo designer da série de jogos Mother, Shigesato Itoi. O Nintendo 64 também chamou a atenção por seguir com o uso de cartuchos, enquanto os outros consoles da geração já migravam para o CD.

Um dos grandes destaques do console foram as quatro entradas para controles. Isso retirava a necessidade de comprar acessórios extras para ser possível jogar títulos como GoldenEye 007 e Super Smash Bros. presencialmente com três ou quatro players. Além disso, o design de seu controle também chamava a atenção, com três suportes para segurá-lo, o analógico, os direcionais comuns, mais sete botões na frente e um botão extra na parte traseira.

O Nintendo 64 foi descontinuado no ano de 2002 e teve o Super Mario 64 como seu maior sucesso, com mais de 11 milhões de unidades vendidas. Até hoje, seus jogos são jogados por uma legião de fãs, seja no console original ou seja por relançamentos para consoles mais modernos, como Nintendo Wii, Nintendo Wii U e Nintendo Switch.

Com informações de Dot Esports e Kotaku

Jogos anunciados na E3 2021: veja os melhores

Jogos anunciados na E3 2021: veja os melhores

Mais do TechTudo