Video game

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Nintendo Switch Pro, ou Switch 2, é o provável novo console da Nintendo. Apesar do videogame não ter sido anunciado oficialmente, diversos rumores indicam que a empresa deve relevar o lançamento em breve. As expectativas são que o produto combine um console tradicional com portátil, tenha suporte a gráficos em 4K quando ligado à TV, além de tela de 7 polegadas com tecnologia OLED para o modo portátil.

Rumores indicam ainda que o console pode ser anunciado durante a E3 2021, que começa no próximo sábado (12). A conferência da Nintendo acontece na terça-feira (15), a partir das 13h no horário de Brasília. A seguir, veja o que esperar do novo Switch.

Após Nintendo Switch Lite console da Nintendo pode ganhar mais uma nova versão no início de 2021 — Foto: Reprodução/CNET

Overwatch para Nintendo Switch é verdade? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

Nintendo Switch Pro ou Nintendo Switch 2?

Novo Nintendo Switch seguiria com design híbrido que permite uso com a TV ou no modo completamente portátil — Foto: Divulgação/Nintendo

Especulações em torno de uma versão mais poderosa do Switch circulam há um tempo e, geralmente, indicam que o novo console poderia ganhar o nome de Nintendo Switch Pro. Como uma revisão, o novo dispositivo ofereceria hardware superior para dar conta de games em 4K e fortalecer a plataforma em um cenário em que televisores em Ultra HD - e a expectativa do consumidor em torno de gráficos superiores - são cada vez mais comuns.

Entretanto, um bom tempo já passou desde o início da circulação desses rumores. Nesse intervalo, Sony e Microsoft lançaram o PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, respectivamente, com recursos avançados.


Atualização: o Nintendo Switch continua sendo um sucesso de vendas mesmo quatro anos após o seu lançamento. Em fevereiro o videogame marcou 79 milhões de unidades vendidas, ultrapassando o Nintendo 3DS, que chegou a 76 milhões. A expectativa é que o jogo ultrapasse as 101 milhões de unidades do Nintendo Wii, o terceiro console mais vendido da empresa, até o fim de 2021. Dessa forma, o TechTudo corrige a informação publicada anteriormente.

Esses fatores podem servir de base para que a Nintendo vá além de uma versão “Pro” do Switch e prepare um Switch 2, uma nova geração do console. O suposto Nintendo Switch 2 teria então hardware ainda melhor, acessando tecnologias recentes da Nvidia, parceira da Nintendo e força dominante em termos de processamento gráfico nos PCs.

Até que a Nintendo finalmente divulgue seus planos, não há como ter certeza se o novo Switch será apenas uma revisão do Switch de 2017 – puxando mais pelo “Pro” do que pelo Switch 2 – ou se os japoneses estão mais interessados em entregar um console ainda mais poderoso ao usuário.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Suporte a 4K, tecnologias da Nvidia e tela OLED

Independente do novo Switch ser uma revisão do original, ou um Switch 2 completamente novo, há alguns indícios interessantes daquilo que o console da Nintendo poderia apresentar em termos de recursos e tecnologia.

DLSS 2.0 da Nvidia poderia contribuir para que o novo Switch atingisse qualidade gráfica mais próxima a PS5 e Series X — Foto: Divulgação/Nvidia

Um rumor recente, por exemplo, indica que o console manteria a dualidade entre portátil e fixo, mas que na opção móvel ofereceria uma tela OLED de maior qualidade do que o painel LCD dos Switches atuais. Outra mudança seria a dimensão da tela, que subiria para 7 polegadas. A resolução, por outro lado, continuaria em conservadores 1280 x 720 pixels (ou HD) para limitar o consumo de bateria no uso longe da base.

Enquanto rodaria games em 720p no modo portátil, o novo Switch teria capacidade de entregar os mesmos jogos a resoluções 4K quando instalado na dock, que retornaria na nova versão. Exames realizados em cima das atualizações de software do Switch atual têm detectado referências a saída de vídeo 4K e conectividade por meio de USB-C.

Já entre tecnologias, há de maior impacto seria o chamado DLSS 2.0 (ou “Deep Learning Super Sampling”), desenvolvida pela Nvidia e usada com em games para PCs. O DLSS é um tipo de processo de upscaling, mas de muito maior qualidade por usar inferência por inteligência artificial.

Upscaling é a ação de gerar uma imagem de alta resolução a partir de um original de baixa definição, permitindo assim que o hardware – nesse caso o novo Switch – execute o jogo com alta qualidade de efeitos e performance, sem se preocupar tanto com a resolução, que seria inflada de forma artificial pela IA.

Console ganharia tela OLED de 7 polegadas para imagem de maior qualidade no modo portátil — Foto: Reprodução/Epic Games

Com DLSS, o novo Switch poderia se aproximar da qualidade gráfica dos novos consoles da Sony e Microsoft mesmo tendo hardware mais simples. Isso aconteceria porque a tecnologia se encarregaria de fazer com que um jogo renderizado pelo console em Full HD aparecesse na tela 4K com alta qualidade de imagem, por exemplo.

Menções a “4K” e DLSS têm aparecido em uma grande variedade de rumores relacionados ao novo Nintendo, deixando outras tecnologias de destaque da Nvidia correndo por fora: entre elas, o suporte a gráficos com Ray Tracing, presente nos PS5 e novos Xbox.

Funcionalidades e games

Além de informações encontradas no próprio software da Nintendo, apontando a resolução 4K e a possibilidade de tecnologias da Nvidia, há poucas informações a respeito do perfil do dispositivo.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o grande sucesso de lançamento do Nintendo Switch em 2017 — Foto: Divulgação/Nintendo

O console repetiria a ideia de combinar o uso convencional, ligado ao televisor, com a opção portátil, mantendo o suporte aos JoyCons. Bateria, ergonomia, limitações e conexão Bluetooth são algumas das críticas feitas ao Switch atual e, embora possíveis correções para cada uma delas fossem bem-vindas, não se sabe ainda se a Nintendo vai solucionar esses problemas.

Novos consoles sempre desembarcam com games exclusivos para fortalecer seu apelo no mercado, mas, ao menos até aqui, não se sabe que lançamento acompanharia o novo Switch. Em 2016, o produto teve grandes sucessos, como o aclamado The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Outra questão em aberto é a possibilidade de que a Nintendo repita o que suas rivais Sony e Microsoft fazem com seus atuais consoles e ofereça suporte integral a games do primeiro Switch no novo modelo.

Preço e lançamento

No momento, as apostas em cima da janela de lançamento do novo console indicam o mês de setembro de 2021.No entanto, a atual crise de demanda em cima do setor de semicondutores, que limita a oferta de microchips em toda a indústria, pode adiar essa previsão.

Caso a previsão se confirme e o Nintendo Switch 2 – ou mesmo Switch Pro – apareça em setembro, há chances grandes de que a empresa repita a estratégia que adotou em 2017 e lance o console por um preço na casa dos US$ 300 (cerca de R$ 1.500 mil em conversão direta).

Com informações de CNet, TechRadar, Tom’s Guide e PCMag

Os melhores lançamentos de jogos de junho!

Os melhores lançamentos de jogos de junho!

Mais do TechTudo