Sistemas operacionais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


Boot é o processo que ocorre entre o momento em que um computador é ligado pelo usuário até a inicialização completa do sistema operacional, deixando a máquina pronta para uso. Em situações normais, quando há problemas de funcionamento, o processo costuma demorar apenas alguns segundos e logo libera o PC para uso.

Esse intervalo acontece porque, durante o processo de inicialização, o computador precisa concluir algumas etapas para garantir que o hardware do computador opere corretamente e que o software possa ser carregado.

Saiba o significado de boot no PC e entenda o processo — Foto: Fernando Telles/TechTudo

Desta forma, ao inicializar, o processo de boot garante que o computador cumpra duas funções. A primeira é o autodiagnóstico. Conhecido como "Post", sigla do inglês Power On Self Test, ela consiste no teste de hardware para comprovar o funcionamento de componentes como HD, placas e memória. Em seguida, o boot garante o carregamento dos arquivos exigidos pelo sistema operacional encontrado na máquina (Linux, macOS ou Windows).

Entretanto, quando existem problemas que impedem o computador de inicializar, uma mensagem de erro pode ser exibida durante o boot, informando que o computador não consegue executar o autodiagnóstico (Post) ou que algum dos componentes do hardware apresenta falhas.

Dependendo do sistema operacional do computador, estes erros podem vir acompanhados de bipes sonoros que auxiliam na identificação da razão da falha. Além disso, o boot também pode ser prejudicado quando arquivos do sistema não podem ser carregados porque não foram encontrados ou, ainda, por estarem corrompidos — nesse caso, o computador exibe uma mensagem de erro ou a famosa "tela azul da morte" no Windows.

Em caso de problemas na inicialização, o usuário pode tentar resolver primeiro reiniciando o computador. No Windows, a ferramenta de Reparo de Inicialização pode ajudar a corrigir automaticamente os problemas mais comuns, além de diagnosticar e reparar rapidamente problemas de inicialização mais complexos.

Já nos computadores da Apple, o macOS conta com o recurso Reparador do Utilitário de Disco, ferramenta nativa do sistema que encontra e repara erros relacionados à formatação e estrutura de diretórios que possam estar impedindo a inicialização completa.

Com informações de Apple, Computer Hope e Microsoft

*Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Veja também: Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Erro no reparo de inicialização? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo