Internet

Por Eduardo Bartkevihi, do Home Office


O significado do termo "cringe" ganhou uma intensa repercussão nas últimas semanas. A palavra de origem inglesa consiste em uma gíria utilizada para se referir às situações desconfortantes e constrangedoras vivenciadas por determinada pessoa. Usuários das redes sociais tornaram popular o termo, que significa algo como "vergonhoso", em tradução livre.

Internautas estão utilizando a palavra "cringe" de diversas formas e em diferentes cenários. O termo está sendo associado com figuras públicas, músicas, filmes, entre outras especificações. A palavra vem sendo usada principalmente em discussões entre as gerações Milennials e Z para justificar costumes e atitudes.

O que é cringe? Entenda o meme que circula na Internet — Foto: Pond5

Conflitos geracionais

O uso da gíria "cringe" vem sendo responsável por estabelecer diferenciações entre as gerações conhecidas como "Milennials" e "Geração Z". Características, modos de pensar e agir dos pertencentes às duas gerações estão sendo questionados e associados a serem desconfortantes ou antigos.

Pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990, os "Millennials" ou "Geração Y", se diferenciam de quem faz parte da "Geração Z" — também denominada "GenZ", "pós-Millennials", entre outros —, que são pessoas nascidas a partir dos meados da década de 1990.

Na Internet, a produção de conteúdo explicando o termo "cringe" e as gerações Millennials e Z tem aumentado cada vez mais, fazendo com que o termo continue em alta entre os consumidores digitais. Tuítes contendo listas de atitudes e costumes consideradas "cringe" por parte dos usuários também são frequentes no uso do meme.

Gerações Millenials e Z debatem sobre a palavra 'cringe' — Foto: Reprodução/Twitter

Brincadeiras são realizadas com a palavra 'cringe' — Foto: Reprodução/Twitter

Usuários utilizam a palavra 'cringe' no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter

No Google Trends, plataforma que monitora buscas na Internet, a procura por termos associados com a palavra segue em aumento nos últimos dias. Termos como "Geração Z" e "Millennials" estão entre os mais procurados.

O que é ser cringe? Buscas no Google aumentam — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

O que significa ser cringe? Usuários fizeram testes na Internet — Foto: Reprodução/Eduardo Bartkevihi

No Twitter, diversos são os tweets relacionados com o termo "cringe" e seus diferentes usos. De perfis oficiais entrando na brincadeira a adaptações de letras de músicas, os conteúdos variam de acordo com a criatividade dos envolvidos.

O que é cringe? Perfis oficiais utilizam o termo — Foto: Reprodução/Twitter

O que é cringe? Perfis oficiais utilizam o termo — Foto: Reprodução/Twitter

A palavra cringe foi adaptada em diversas brincadeiras — Foto: Reprodução/Twitter

A discussão permanece nas redes sociais e a palavra "cringe" tem se tornado comum para se referir a algo que é considerado desconfortante. As questões envolvendo diferentes gerações fazem com que os debates aumentem e gerem conteúdo para que os usuários possam opinar.

Veja também: como acessar os Trending Topics do Twitter pelo celular

Twitter: como acessar os Trending Topics pelo celular

Twitter: como acessar os Trending Topics pelo celular

Mais do TechTudo