Por Lucas Santos (colaboração) e Yuri Hildebrand (redação)


m Philips Hue chegou ao Brasil nesta quinta-feira (3) para celulares Android e iPhone (iOS). O software, que controla os dispositivos de iluminação inteligente da marca, promete melhorar a experiência dos usuários com fácil instalação dos bulbos e automações mais fáceis. Recursos como guia de personalização automática e sistema de geolocalização, que verifica se há pessoas em casa para controlar as luzes de forma independente, foram implementados no software.

O TechTudo teve acesso antecipado ao novo aplicativo, que reúne as funcionalidades de lâmpadas, luminárias e fitas de LED inteligentes quando conectadas via ZigBee à Hue Bridge, hub IoT próprio da marca. Dessa forma, é possível controlar até 50 luzes mesmo longe de casa. Vale lembrar que as luzes da Philips Hue ficam disponíveis no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 349.

A nova versão do aplicativo Philips Hue traz funções extras aos usuários — Foto: Divulgação/Philips

A repaginada no Philips Hue contempla um novo arranjo visual em sua interface. Na aba principal, os usuários conseguem ter acesso a todas as lâmpadas que estão conectadas e também a coleção de cenas Hue, que são os modos de iluminação.

Aqui, existem presets que simulam luz solar ou estações, como "Amanhecer no oceano" ou "Alvorecer congelado", além de outros padrões – Festas, com "Ibiza", "Osaka" ou "Honolulu", e Situações, com "Galáxia" ou "Luar". Para ajudar a escolher, o app mostra as cores utilizadas para montar a cena – o que fica muito melhor com mais lâmpadas inteligentes da marca.

Segundo a Signify, a alteração permite controlar rapidamente as luzes e definir as cenas sem a necessidade de navegar entre as diferentes telas do app. Além disso, as principais configurações estão em um local mais conveniente para os usuários, que também podem criar cenas a partir de fotos na galeria do celular.

Lâmpadas da Philips Hue saem de R$ 349 no Brasil; novo app traz funcionalidades interessantes para a iluminação inteligente — Foto: Yuri Hildebrand/TechTudo

O guia de automações que foi implantado no aplicativo promete oferecer opções mais avançadas de personalização da iluminação, o que pode permitir aos usuários alterar a cor, intensidade do brilho e tempo de funcionamento, por exemplo, conforme a necessidade para cada ambiente.

Antes chamada de "Rotinas", essa seção foi repaginada e traz opções pré-configuradas, facilitando o uso no dia a dia. Agora, o usuário não precisa mais sair do zero para criar uma rotina que ligue as luzes ao chegar ou desligue o quarto aos poucos na hora de dormir.

Outro destaque importante é a geolocalização multiusuários. Com as definições Coming Home (chegar em casa) ou Leaving Home (sair de casa) de maneira automatizada, o aplicativo Philips Hue consegue identificar quando a pessoa que controla a automação sai e verifica se há alguém em casa antes de apagar as luzes.

O app oferece opções mais avançadas de personalização das luzes dos ambientes — Foto: Divulgação/Philips

Os usuários do novo aplicativo agora conseguem definir o pôr do sol, o nascer do sol, ou um horário específico, para iniciar a automação dos dispositivos. A função também permite desligar as luzes após o término da automação.

No app estão ainda recursos que permitem criar áreas de entretenimento com fitas LED atrás da TV, por exemplo, widgets na tela inicial do celular para controlar as luzes e conectar a serviços de casa conectada como Alexa e Google Home, permitindo o uso a partir das respectivas assistentes de voz.

De acordo com a Signify, durante a próxima semana, o Philips Hue será atualizado automaticamente por meio da Apple Store e Google Play Store para quem está usando a versão antiga do aplicativo. Os usuários serão orientados dentro da própria plataforma sobre a migração de suas configurações atuais, cenas de luz e rotinas para a nova versão do aplicativo.

Com informações de Philips

Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais do TechTudo