Por Rafael Monteiro e Tainah Tavares, para o TechTudo


O Summer Game Fest 2021 começou nesta quinta-feira (10) e apresentou dezenas de jogos para o PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One, PC e Nintendo Switch. Metal Slug Tactics, Sable, Evil Dead, Jurassic World Evolution 2 e Death Stranding Director Cut, os dois últimos já com data de lançamento, foram alguns dos destaques.Também foram reveladas novidades sobre o aguardado Lost Ark e Elden Ring, e até o designer Hideo Kojima e o ator Giancarlo Esposito, de Far Cry 6, marcaram presença na apresentação. Veja, a seguir, os destaques da abertura da feira.

O Summer Game Fest 2021 conta com a participação de empresas como Sony, Microsoft, Ubisoft, Capcom, Square Enix, SEGA, Electronic Arts (EA) e Activision. O Summer Game Fest pode ser assistido ao vivo nos canais oficiais do The Game Awards no YouTube, Twitch TV, Facebook e no Twitter. A abertura da Summer Game Fest 2021 aconteceu nas vésperas da E3 2021, maior evento de jogos do mundo que começa neste sábado (12).

Elder Ring foi um dos grandes destaques do evento desta quinta-feira — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

O evento começou com Geoff Keighley, criador do The Game Awards, dando alguns spoilers do Summer Game Fest 2021, que vai acontecer durante todo o mês de junho. O apresentador prometeu anúncios de novos games e conteúdos adicionais para títulos já lançados, apresentações artísticas e entrevistas com personalidades do mundo gamer.

O evento começou com o anúncio de um spin-off da popular série de tiro Borderlands estrelado pela personagem Tiny Tina, game que já havia vazado há algumas semanas. O título da Gearbox é um "looter shooter" assim como Borderlands, porém conta com elementos de fantasia como unicórnios e dragões, inclusive com um Dragonlord que é o chefe final. Foi confirmado um elenco de dubladores conhecidos como Andy Samber, Wanda Sykes, Will Arnett e Ashly Burch, a voz de Tiny Tina. O lançamento está previsto para o início de 2022.

Tny Tina Wonderlands foi revelado como um spin-off de Borderlands durante a Summer Game Fest 2021 — Foto: Reprodução/Xbox

Em seguida, foi a vez da franquia clássica dos anos 90 Metal Slug assumir os palcos. A série vai ganhar um novo título, Metal Slug Tactics, nos PCs, e é uma produção da DotEmu com a SNK. O anúncio inesperado vai reimaginar a franquia de ação dos fliperamas como um jogo de estratégia. Personagens como Marco, Tarma, Eri e Fio se movimentarão enquanto enfrentam soldados inimigos, tanques e resgatam prisioneiros como na franquia principal.

Metal Slug Tactics é o novo jogo da série — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

O designer Hideo Kojima, criador da série Metal Gear Solid, surgiu na apresentação e teve uma breve conversa com Geoff Keighley. O executivo preparou o ambiente para o anúncio de Death Stranding Director Cut, que foi apresentado em uma animação cômica em que o protagonista Sam Briges estuda as possibilidades de uma caixa como as da série Metal Gear. O jogo aguardado será uma produção justamente da Kojima Productions e chegará para PS5, ainda sem data de lançamento.

Death Stranding será uma produção da Kojima Productions — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Já Jeff Goldblum, ator que participou dos filmes da série Jurassic Park, apresentou o game Jurassic World Evolution 2, popular simulador de parques de dinossauros baseado na franquia dos cinemas. O título chega ainda em 2021, sem data definida, para PC (Steam), PS5, PS4, Xbox Series X/S e Xbox One.

Jurassic World Evolution 2 é apresentado — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

O popular MMORPG da Smilegate RPG e da Amazon Games, Lost Ark, que já estava disponível na Coreia do Sul, será lançado em mais regiões no final do ano para PC. O jogo coloca usuários contra hordas de inimigos, semelhante ao estilo de franquias como Diablo, com golpes poderosos em seu arsenal e a possibilidade de ter amigos ao seu lado.

Evento exibiu gameplay de Lost Ark — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

A quarta temporada de Call of Duty: Warzone foi anunciada para 17 de junho com novos conteúdos como armas, uma Gulag expandida e mais conteúdo de zumbis. Em 22 e 23 de junho também haverá a competição World Series Warzone, que vai colocar alguns dos maiores nomes do cenário competitivo de COD para se enfrentarem em disputas de times.

Call of Duty: Warzone irá começar sua quarta temporada em 17 de junho com várias novidades — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Among Us mostrou algumas das novidades que estarão no futuro do jogo. Haverá um novo modo Hide & Seek, que muitos usuários já jogavam por conta própria, onde o objetivo não é matar, mas encontrar os outros participantes. Nos planos também estão um novo mapa, cosméticos para visores, novas cores, papéis como xerife e cientista e conquistas. Não foi detalhado quando as novidades chegarão ao game.

Among Us revelou várias novidades para seu futuro, como um novo modo e mapa — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Os jogos Indies também tiveram seu espaço na apresentação. Salt and Sacrifice será lançado em 2022 para PS5 e PS4, enquanto Solar Ash chega ainda este ano também para os consoles da Sony.

O multiplayer Chivalry 2 teve seu trailer de lançamento mostrado, após chegar recentemente em 8 de junho aos consoles com suas lutas violentas. O jogo traz batalhas medievais em primeira pessoa de 64 jogadores divididos entre times. Os golpes causam grande quantidade de dano, com enormes quantidades de sangue e desmembramentos.

Escape from Tarkov, fps da desenvolvedora russa Battlestate Games, ganhou uma longa gameplay e mostrou uma nova área que será adicionada ao jogo. Trata-se de uma região urbana com grandes prédios para vasculhar, estacionamentos e até uma escola abandonada. Além de sombrios, os ambientes são perfeitos para confrontos em corredores e emboscadas contra os seus inimigos.

Escape from Tarkov é desenvolvido pela Battlestate Games — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Os criadores de Two Point Hospital anunciaram um novo game nos mesmos moldes de seu simulador de hospital anterior, porém com uma temática diferente. Em Two Point Campus os jogadores terão que administrar seu próprio campus de faculdade com ideias fora do comum e problemas comicamente absurdos para resolver que são marcas registradas da franquia.

A apresentação desta quinta-feira também contou com a participação de marcas de serviços de streaming de filmes e séries. A Amazon trouxe algumas novidades para o Prime Gaming, enquanto o MOBA Smite vai ganhar um Passe de Batalha especial de Stranger Things, série da Netflix, no dia 13 de julho de 2021. A partir de 13 de junho, jogadores poderão usar heróis como Eleven e o xerife Hopper contra criaturas como o Demogorgon e o Mind Flayer em um novo mapa do Mundo Invertido.

Smite firmou uma inesperada parceria com a série Stranger Things da Netflix para trazer personagens e um mapa para o jogo — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

New World também marcou presença no evento. O game ganhou detalhes da gameplay e anunciou um beta fechado para julho de 2021. Não há detalhes se o período de testes acontecerá nos servidores brasileiros.

Nova Publicadora: Prime Matter

A Koch Media anunciou um novo selo de publicação de jogos durante o evento ao revelar vários games que serão publicados por esse selo. Entre a lista estavam títulos como: Gungrave G.O.R.E., The Last Oricru, Outward, Scars Above, Kingdom Come: Deliverance, Dolmen, Crossfire: Legion, Iron Harvest 1920+, Mount & Blade 2: Bannerlord, Phoenix Point, Encased, Echoes of the End, além de Pay Day 3 e Painkiller.

De volta aos jogos

Um novo jogo de tiro em primeira pessoa exclusivo das plataformas Xbox e PC foi revelado no evento. Trata-se de um game multiplayer cooperativo semelhante a Killing Floor, no qual um grupo de amigos enfrenta hordas de criaturas com armas e habilidades especiais. No Xbox o game sairá diretamente no Game Pass.

Rocket League anunciou um crossover com Velozes e Furiosos 9, filme que estreia em julho nos cinemas. A nova música da cantora brasileira Anitta, Furiosa, gravada para o novo filme, tocou na apresentação e entra no game como Hinos de Jogador. O jogo também ganhará novos veículos, importados das telonas, como o Nissan Skyline, o Dodge Charger e Pontiac Fiero de Velozes & Furiosos 9, a partir do dia 17 de junho.

Rocket League anuncia crossover com Velozes e Furiosos — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

O novo jogo da Shark Mob baseado no RPG de Vampiro: A Máscara será um Battle Royale no qual vampiros se enfrentam com armas e poderes sobrenaturais para se tornar o único sobrevivente. Será possível personalizar seu visual e o lançamento está marcado já para 2021. No site oficial é possível se inscrever para uma fase alpha fechada.

Vampire: The Masquerade - Blood Hunt traz um Battle Royale no mundo de Vampiro: A Máscara — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

A série de terror The Dark Pictures Anthology também ganhará um novo capítulo que conta a história de soldados americanos que invadem um templo amaldiçoado acidentalmente ao pensarem que era um depósito de armas. Lá eles encontram uma força sobrenatural que despertou e terão que tomar decisões para se manterem vivos e escaparem da escuridão. O jogo sairá em 22 de outubro para PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC.

Tales of Arise, RPG da Bandai Namco, exibiu um trailer novo capítulo da popular série. Jogadores controlarão um grupo de aventureiros que terão que desafiar seu destino, com o já conhecido sistema de batalha repleto de ação da série, e novos visuais que utilizam a Unreal Engine 4 para entregar belos gráficos.

Tales of Arise exibiu um trailer novo capítulo da popular série — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Dois jogos menores foram apresentados rapidamente: Sky, inspirado no livro "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, tem lançamento marcado para 29 de junho no Nintendo Swicth. Já Planet of Lana trata-se de um jogo de aventura e quebra-cabeça com visual colorido e desafios que o jogador precisará resolver de maneira pacífica para avançar.

Overwatch 2, a aguardada sequência do game da Blizzard, teve algumas novidades mostradas, como um novo modelo de Baptiste e Sombra. Foi mencionado como a roupa de Baptiste foi alterada para demonstrar melhor seu lado médico e como uma nova tecnologia de shaders foi usada para deixar os cabelos como os desenvolvedores queriam.

Overwatch 2 apareceu rapidamente para mostrar uma nova versão de Baptiste e Sombra — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, o novo capítulo da franquia spin-off, teve um trailer de sua história mostrado durante o evento. Nele, é possível ver o protagonista que tenta defender seu Rathalos, que é chamado de "Asas da Ruína". Diferente da franquia tradicional, a série Stories é um RPG clássico focado na história. O lançamento está marcado para 9 de julho no Nintendo Switch.

Tribes of Midgard, novo jogo de sobrevivência baseado na mitologia nórdica, também foi anunciado para o PlayStation, o qual pode ser jogado em multiplayer cooperativo ou sozinho. Jogadores terão que explorar o mundo de Midgard, enfrentar monstros, obter recursos, criar armas e armaduras vikings, construir defesas, tudo para enfrentar os enormes gigantes de gelo.

Tribes of Midgard é um jogo de sobrevivência baseado na mitologia nórdica — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Já Evil Dead: The Game, novo game multiplayer da Saber Interactive baseado na franquia de filmes "Uma Noite Alucinante" (Evil Dead), teve um pouco de seu gameplay revelado, com narração do ator Bruce Campbell, que interpreta o protagonista Ash. Jogadores se unirão para enfrentar mortos-vivos com uma variedade de armas, algumas potentes e outras improvisadas, além de poder jogar com os próprios demônios em cenários clássicos dos filmes. O lançamento está previsto ainda para 2021.

Evil Dead: The Game promete trazer diversão multiplayer baseado na franquia de filmes Uma Noite Alucinante — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

Giancarlo Esposito, famoso por interpretar o personagem Gus Fring na série Breaking Bad, falou sobre Far Cry 6 mais para o fim do evento. O ator vai dar vida ao vilão do novo jogo da Ubisoft, e conversou com Keighley sobre o convite para participar do game e do processo de produção do título.

O grande final do evento surpreendeu com um trailer do aguardado Elden Ring, novo game da From Software e Bandai Namco com um mundo escrito por Hidetaka Miyazaka e George R.R. Martin. O novo game de ação e fantasia exibiu seus belos visuais e combates com um gameplay inédito e confirmou ainda uma data de lançamento para 21 de janeiro de 2022 no PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One e PC.

Elden Ring ganha novo trailer — Foto: Reprodução/Summer Game Fest 2021

O evento foi encerrado por Keighley anunciando que neste ano o The Game Awards 2022 voltará a acontecer presencialmente. A edição de 2021, que contou com a participação do TechTudo como júri, foi online em função da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

5 jogos com os melhores gráficos do PS4 e Xbox One

5 jogos com os melhores gráficos do PS4 e Xbox One

Mais do TechTudo