Por Clara Fabro, para o TechTudo

Anna Kellen Bull/TechTudo

O TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo em maio nas lojas do Google e da Apple. O app de vídeos curtos se manteve na primeira posição em número de downloads pelo quarto mês consecutivo, com mais de 80 milhões de instalações no Android e no iPhone (iOS) só no último mês. As informações são do site especializado em consultoria digital de apps SensorTower, e foram divulgados nesta quarta-feira (2).

TikTok é o app mais baixado no mundo em maio, e soma mais de 80 milhões de downloads — Foto: Reprodução/SensorTower

Do total de downloads do TikTok em maio, cerca de 16% das instalações tem origem no Brasil, e aproximadamente 12% vêm da sua versão chinesa, o Douyin. Em segundo lugar ficou o Facebook, com cerca de 53 milhões de downloads. Desse total, 27% das instalações vieram da Índia, e cerca de 7% dos Estados Unidos. Completam o top 5 o Instagram em terceiro lugar, seguido pelo WhatsApp em quarto e Messenger em quinto.

O quadro geral também traz aplicativos pouco conhecidos dos brasileiros. Um deles é o Josh, app de vídeos curtos similar ao TikTok que faz sucesso na Índia e ocupou a oitava posição de app mais baixado na Play Store. Assim como no mês anterior, o app de edição de vídeos CapCut também está presente no ranking do maio, subindo da nona posição em abril para a oitava no último mês.

O Telegram, que foi destaque em janeiro após as novas políticas de privacidade do WhatsApp serem anunciadas, perdeu a força e, desde o início do ano, vem caindo no ranking de mais baixados. No mês de maio, o app de mensagens ficou em nono lugar.

Outro destaque vai para o aplicativo ToonApp, que apareceu pela primeira vez na lista de apps mais baixados, e ocupou o décimo lugar no ranking de downloads da Play Store. O aplicativo para Android é um editor de imagens, que transforma fotos em desenhos e caricaturas.

Vale lembrar que as estimativas produzidas pelo SensorTower não incluem apps de jogos. Além disso, o site especializado não considera downloads de aplicativos pré-instalados de fábrica nos smartphones, e apps com mais de uma versão são contabilizados como um só — como o Douyin, que é a versão chinesa do TikTok, por exemplo. São contabilizados os downloads na App Store e Play Store durante o período de 1 a 30 de maio, e são consideradas apenas as instalações únicas de apps. Confira, a seguir, as listas dos apps mais baixados no mundo no mês de maio:

Lista Geral

App Store

Play Store

Com informações de SensorTower

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Apresentação do novo fórum TechTudo

Apresentação do novo fórum TechTudo

Mais do TechTudo