Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin foi anunciado neste domingo (13) durante a conferência da Square Enix na E3 2021. Porém, o jogou rapidamente virou alvo de críticas entre a mídia especializada e fãs da série. O maior problema apontado foi o protagonista do jogo, que surgiu no trailer com personalidade e aparência genéricos, em meio ao rico universo da franquia Final Fantasy. Além disso, uma demo do game que deveria ficar disponível para PlayStation 5 (PS5) após a conferência estava com os dados corrompidos, algo que os jogadores só descobriam depois de fazer um longo download.

Final Fantasy Origin é o novo spin-off de ação desenvolvido pelo Team Ninja, conhecida por Nioh e Ninja Gaiden. O game será lançado em 2022, ainda sem data definida, para PlayStation 5, Xbox Series X / Series S, PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC.

Stranger of Paradise: Final Fantasy teve uma recepção negativa por parte dos fãs na E3 2021 — Foto: Reprodução/Square Enix

Expectativa vs Realidade

As expectativas da conferência da Square Enix eram altas, e o público pedia por anúncios sobre títulos como Final Fantasy 7 Remake Part 2 e Final Fantasy 16. No entanto, quando informações de Final Fantasy foram anunciadas, era Stranger of Paradise, algo diferente do que o público esperava.

No vídeo apresentado, Stranger of Paradise não pareceu ter muita relação com a série Final Fantasy, exceto por alguns temas recorrentes, como a luta contra o Chaos/Garland e os escolhidos Guerreiros da Luz. Um dos fatos mais criticados foi o design e personalidade do protagonista Jack que, nos 2:30 minutos de duração do trailer, falou que queria "destruir o Chaos" três vezes e cuja descrição é "quer matar o Chaos". Um personagem que deveria soar obstinado, acabou por parecer uma paródia.

Steven Messner, que escreve para o portal internacional PC Gamer, criticou a apresentação. "Isso é o equivalente à Nintendo fazer um reboot sombrio da versão de Donkey Kong dos fliperamas", falou. Já Tim, que escreve para o mesmo site, declarou que o trailer "foi como o Saturday Night Live fazendo uma paródia de um RPG de ação". O site Syfy descreveu a conferência como "Square Enix fez... o que diabos era aquilo?".

Críticas nas redes sociais:

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com informações de PC Gamer, PC Gamer 2, Syfy, Kotaku, Games Radar, Eurogamer

Os melhores lançamentos de jogos de junho!

Os melhores lançamentos de jogos de junho!

Mais do TechTudo