Lançadores e buscadores

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Google está exibindo, nesta terça-feira (22), um Doodle que incentiva a vacinação contra a Covid-19. A ilustração animada mostra as letras que formam a palavra "Google" usando máscaras e exibindo orgulhosas seus curativos recebidos depois de terem sido vacinadas. A última letra, inclusive, representa um profissional de saúde aplicando o imunizante no braço da letra "L", que também comemora o recebimento da vacina.

O Doodle está sendo exibido hoje para usuários de Brasil, Chile, vários territórios da Europa, como Espanha, Islândia e Polônia, além de países da Ásia, como Índia, Paquistão, Camboja e Indonésia. A mesma figura havia utilizada pela gigante de buscas em maio e junho deste ano em países como Estados Unidos, Canadá, Índia e Reino Unido. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para os resultados da busca por "vacina Covid perto de mim".

'Vacina Covid perto de mim': Doodle que incentiva a vacinação já foi exibido em outros países — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Como identificar um perfil falso no Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo

No blog oficial dos Doodles, o Google publicou um comunicado cujo título é: "Seja vacinado. Use máscaras. Salve vidas". O texto reforça que a Covid-19 continua a impactar comunidades em todo o mundo, e orienta os usuários a receberem o imunizante para frear a disseminação da doença na sua região, além de manterem os protocolos de prevenção, como o uso de máscaras.

A publicação também lembra outras ações realizadas pelo Google para ajudar no combate à Covid-19, como o recurso que informa postos de vacinação próximos à localização do usuário, disponibilizado na ferramenta de busca e no Google Maps; e a página que informa medidas de prevenção eficazes contra o coronavírus, com base em determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda em 2020, o Google havia publicado outros Doodles no Brasil para educar as pessoas a respeito da prevenção contra a Covid-19. As ilustrações mostravam as letras que formam o nome da empresa vestindo máscaras e praticando o distanciamento social e ficando em casa para evitar aglomerações. O médico húngaro Ignaz Semmelweis, reconhecido como a primeira pessoa a descobrir os benefícios médicos da lavagem das mãos, também foi homenageado em março do ano passado.

Doodle de 2020 reforça a importância de usar máscaras para se prevenir da Covid-19 — Foto: Reprodução/Google

Vacinação no Brasil

Segundo relatório do Consórcio de Veículos de Imprensa, até esta segunda-feira (21), o Brasil totalizava 64.436.634 de pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 30,43% da população brasileira. O total de vacinados com a segunda dose era de 24.390.876, ou 11,52% dos brasileiros. Os dados são apurados a partir de informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Com informações de Google e G1

Veja também: ferramentas para trabalhar em casa durante a pandemia

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa durante a pandemia

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa durante a pandemia

Mais do TechTudo